Cuiabá, MT - - 28 de Abril de 2024

Sindicato dos Peritos defende convocação de 5 fonoaudiólogos para perícia em voz e celulares
12/07/2023 /

O Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco) defende a convocação de cinco fonoaudiólogos aprovados no último concurso público para compor a equipe da perícia em áudio e vídeo. Atualmente há apenas dois profissionais para Comparação de Locutor (CL). O reforço seria para atender tanto a capital quanto o interior.

Além da formação na área, esses peritos precisam passar por capacitação junto a Polícia Federal, cujo os cursos de formação na área ocorrem de forma eventual. “Essas perícias em celulares são complexas. Apenas um dos exames pode levar até 6 meses para ficar pronto. A demanda é grande para poucos profissionais”, argumentou o presidente em exercício do Sindpeco, Márcio Godoy.

Além disso, a Perícia Criminal Oficial precisa de pelo menos mais 100 profissionais para suprir a demanda de perícia criminal em todas as regionais. O problema é que o lotacionograma da Politec, datado de 2005, prevê 276 peritos nos quadros.

No ano passado, o Governo do Estado mandou mensagem pra Assembleia Legislativa alterando o lotacionograma aumentando o número de vagas de peritos, o texto original foi alterado pelos deputados e vetado posteriormente pelo governador.

“Se não aumentarmos o número de profissionais, vamos ficar com mais demandas e menos recursos humanos. A realidade de Mato Grosso em 2005 não é a mesma de agora e nem a tecnologia empregada pelo crime. Precisamos de mais pessoas para fazer um trabalho melhor e mais célere”, defendeu o presidente em exercício do sindicato.

Autor: Assessoria de Imprensa do Sindpeco