Cuiabá, MT - - 12 de Maio de 2024

Peritos participam da 4º reunião do Conasp em Brasília
07/02/2012 /

Os Peritos Criminais Oficiais Humberto Jorge de Araujo Pontes (PB), representante do Conselho de Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil, e Marcio Corrêa Godoy (MT), representante da Associação Brasileira de Criminalística, estiveram em Brasília nesta terça-feira, sete de fevereiro, para participar da 4º Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública - Conasp.

O evento foi realizado no Salão Negro do Ministério da Justiça e contou com a presença do Ministro da Justiça, deputado José Eduardo Cardoso, e da secretaria nacional de Segurança Publica, Regina Miki.

No período da manhã, Cardoso falou sobre as ações do governo federal na área de segurança pública: Plano de Nacional de Fronteira; Sistema Prisional; Sistema Nacional de Informações e Estatísticas em Segurança Publica; Plano de enfretamento ao Crack e outras Drogas; Plano de Seguranças para os Grandes Eventos e Plano Nacional de Enfrentamento a Violência.

O ministro também expôs a necessidade de fortalecimento do trabalho pericial nos estados para reduzir a impunidade e, com isso, solidificar as ações do Plano de Enfrentamento da Violência.

No período da tarde, o debate girou em torno da 2º Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), prevista para agosto de 2013, com apresentação do projeto, bem como da proposta do Regimento Interno do evento. O encerramento da 4ª Reunião do CONASP se deu com os informes dos Conselheiros, onde o assunto mais debatido foi a greve da Polícia Militar na Bahia.

Marcio Godoy, que assumiu recentemente o assento no conselho no lugar de Celito Cordiolli (SC), é um dos nove conselheiros representantes de entidades representativas de trabalhadores da área de Segurança Pública do país no Conselho, e Humberto Pontes é um dos noves conselheiros de entidades representativas dos gestores da área de segurança. Ao todo são 27 conselheiros.

É função do Conasp tratar de assuntos referentes a Segurança Pública, desde sugestões, diretrizes e fiscalização das  ações políticas voltadas para o setor. O Conselho, que é diretamente ligado ao Ministério da Justiça e presidido pela secretaria nacional de Segurança Pública, Regina Miki, conta ainda com representantes governamentais e de entidades e organizações da sociedade civil.

Autor: Assessoria de Imprensa do Sindpeco/MT