Cuiabá, MT - - 11 de Maio de 2024

Novo Complexo da Politec será edificado em Cuiabá
26/12/2011 /

Até os jogos do Mundial esportivo de 2014 Mato Grosso contará com um moderno complexo que irá abrigar todos os serviços da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21.12) dois avisos de pregão presencial para contratação de empresa de arquitetura/engenharia para elaboração de projetos básicos e executivos para dez novas obras voltadas para a Copa do Mundo.

Entre as obras estão a edificação do Complexo de Segurança do Jardim Cuiabá; dois pelotões do Corpo de Bombeiros Militar, um em Cuiabá e outro em Várzea Grande; edificação do 9° Batalhão de Polícia Militar; 1° e 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; Base Comunitária do Santa Izabel; e a construção do novo Complexo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

As obras deverão atender a população expressiva que estará no Estado durante os jogos do mundial.

Com uma área estimada em 10.115,20 m², o novo complexo da Politec contará com uma Central de Atendimento, prédio da Diretoria de Medicina Legal, Diretoria de Criminalística, Diretoria de Identificação Técnica, além de guarita e um Centro de Convenções para capacitação contínua de servidores e eventos da Segurança.

“A Central de Atendimento, por exemplo, servirá para agilizar o atendimento ao público e garantir a segurança do complexo. Uma pessoa que quiser entregar requisição de perícias, por exemplo, não precisará mais percorrer os diversos prédios para entregar o documento”, explicou o diretor em exercício da Politec, Rubens Okada.

O novo complexo será construído no terreno onde funciona atualmente a Politec, no bairro Carumbé, em Cuiabá. A prioridade da obra, segundo o diretor em exercício, é trazer para dentro do novo complexo a Diretoria de Medicina Legal (IML), que hoje está localizada no Complexo Pomeri.

“O atual prédio do IML foi construído na década de 90 e dimensionado para atender uma média de 50 exames mensais. Hoje são realizados 50 exames diários, entre vítimas de violência, custodiados e necropsias”, explicou Rubens Okada.

Segundo ele, a construção de um novo prédio do IML foi priorizado por ser o local no qual a Politec tem um contato mais próximo com a sociedade em situações difíceis, seja pela perda de um ente querido ou na realização de um exame em vítimas de violência.

“O novo IML irá proporcionará a humanização e maior qualidade de atendimento à sociedade”, destacou o diretor, lembrando que o espaço terá cerca de dois mil metros quadrados distribuídos nos atendimentos que serão compartimentados.

O novo IML terá também maior capacidade de armazenamento de corpos, com 68 gavetas e alojamentos para os plantonistas.

Atualmente existe na sede da Politec o Laboratório Forense de DNA, um prédio onde funcionam as diretorias de Identificação, Criminalística e Geral, além da parte administrativa e o plantão metropolitano da criminalística, que realiza o atendimento de local de crime.

Pelo projeto de ampliação, as unidades da Politec terão edificações independentes para melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de atendimento à sociedade.

Com a seleção da empresa por meio do pregão será elaborado um projeto básico e executivo para construção das edificações do complexo da Politec atendendo o programa de necessidades apresentados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secopa.

ATENDIMENTO

A Perícia Oficial e Identificação Técnica é responsável por realizar os serviços de perícias de criminalística, de Medicina Legal e odontologia Legal no Estado, fundamentados no conhecimento técnico-cientifíco, além da identificação civil e criminal, visando atender a sociedade e a Justiça.

Além de Cuiabá, hoje a Politec está presente em dez das 18 cidades-polo de Mato Grosso com os serviços de criminalística, identificação e medicina legal.

Também existe unidade da Politec em Primavera do Leste, Água Boa, Alta Floresta e Pontes e Lacerda, além de postos de identificação em 107 municípios. Outros 43 municípios do Estado contam com os serviços de Medicina Legal.

EXPANSÃO

Este ano, a Secretaria de Segurança Pública inaugurou o IML de Chapada dos Guimarães e Alta Floresta. Está em fase de conclusão o IML de Juína e em construção o complexo da Politec de Sorriso.

Com a inclusão dos 60 novos peritos e 20 técnicos de necropsia, por meio do concurso público para Politec, foi possível ampliar o atendimento de perícia em unidades regionais de Alta Floresta, Água Boa, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

Autor: LIDIANA CUIABANO - Assessoria/Sesp-MT