Cuiabá, MT - - 11 de Maio de 2024

Peritos criminais oficiais recebem homenagem da Assembléia Legislativa
14/12/2011 /

Em sessão solene requisitada pelo deputado estadual Luizinho Magalhães (PSD), cerca de 60 peritos criminais oficiais receberam, nesta segunda-feira, 12 de dezembro, Moções de Congratulação em homenagem ao Dia Nacional do Perito Criminal, comemorado no dia 04 de dezembro. Ao receber a homenagem, os peritos lembraram da importância da profissão, bem como da necessidade de valorização da categoria.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do Estado (Sindpeco/MT), Márcio Godoy, lembrou, em seu discurso, que o número de efetivos está abaixo do ideal e a tabela salarial aguarda nova negociação com o Governo do Estado desde 2005. “Nós agradecemos a homenagem, mas é importante lembrar que a categoria merece mais atenção da administração estadual nesses dois sentidos: um quadro efetivo maior e valorização dos salários, pois alguns profissionais já estão desistindo da profissão pelo alto grau de complexidade não oferecer recompensa financeira”.

Durante a sessão, os peritos ingressantes na nova turma, nomeada esse ano, receberam atenção especial, e a fotografia oficial da turma foi entregue, em ato simbólico, à diretoria do Sindicato.

Para Flávio Henrique Oliveira, químico e integrante da nova turma, a homenagem significa não só o reconhecimento da categoria, mas uma maneira de divulgar o trabalho do perito à sociedade. “A função do perito é pouco divulgada para a sociedade como um todo, acaba se restringindo à polícia e à operadores do direito”, afirma.

Enquanto perito, Oliveira admite que se sente valorizado pela homenagem, mas sabe que agora faz parte de uma categoria que ainda tem muito a se desenvolver no estado.

Autor: Luana Soutos - Assessoria de Imprensa