Cuiabá, MT - - 27 de Abril de 2024

Perícia atua em vários campos
11/11/2011 / 09:08:00

A função de um perito criminal é materializar todo e qualquer vestígio de um crime para subsidiar inquéritos policiais, processos judiciais, além de ações administrativas. A profissão é dividida entre diversos setores, que ficam responsáveis por diferentes tipos de crime ou análises.

Na seção de Balística são realizados testes em armas e munições em busca, por exemplo, da procedência de determinada bala utilizada em um crime. A documentoscopia analisa a veracidade de documentos, com análise de assinaturas e de materiais utilizados (como papel, impressora e tinta). Também é o setor que também realiza os exames para identificar se um produto é pirata.

Audiovisual é o setor que tem a responsabilidade de transcrever integralmente áudios. Já a seção de Computação Forense busca analisar banco de dados, imagens e vídeos, redes de computadores e crimes virtuais.

Engenharia Legal e Meio Ambiente é o setor que analisa incêndios; desmatamentos; pescas e caças; explosões e desabamentos; e acidentes de trabalho. A identificação de veículos, que trabalha com análise de numerações de carros, verifica se há chassis transplantados e a originalidade do carro. Também bastante necessária é a sessão de confronto de impressão de pele, que realiza exames de impressão digital. Em Mato Grosso não existe perito contábil, que pode verificar a origem e a originalidade de determinada moeda ou cheque.

Autor: Dafne Spolti - Diário de Cuiabá