Cuiabá, MT - - 27 de Abril de 2024

Escritor Lino Leite lança livro e realiza palestra no Telecentro de Rondonópolis
16/09/2011 /
  

Atendendo a um convite do Coordenador Regional de Perícia Oficial e Identificação Técnica de Rondonópolis, Nildeson Cândido da Silva, o professor /escritor e Perito Oficial Criminal de Cuiabá Lino Leite de Almeida, realizou ontem (15), no Telecentro, localizado da Politec de Rondonópolis o lançamento do seu livro: “Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito” e realizou uma importante palestra sobre sua obra.


O projeto, que tem base científica sólida, surgiu da dificuldade do físico e bacharel em Direito encontrar material teórico sobre o assunto e da necessidade de adotar padrões específicos para a elaboração de laudos de acidentes de trânsito.


Seis anos de estudo, apresentações em seminários científicos e reflexões sobre a prática e o que seria ideal na perícia de trânsito resultaram em uma das poucas obras nacionais que tratam do assunto. Lino é um dos únicos três autores que trabalham o tema, e seu livro se diferencia não só pelo detalhamento dos processos que envolvem a perícia de trânsito. “A terceira parte do livro é dedicada ao estudo das causas determinantes de acidentes de trânsito, o que é raro de se ver entre os poucos materiais que abordam o tema”, explica Lino.


As mais de quatrocentas páginas demonstram, em três grandes eixos (princípios da perícia voltados para o trânsito, cálculos de velocidade e causas determinantes), a importância do rigor nos procedimentos técnico-científicos para a elaboração de um laudo, que segundo o autor chega a ser uma questão de segurança jurídica. Normas atuais de trânsito também fazem parte do livro, inclusive para bicicletas e pedestres.


“Pensar em maneiras de melhorar a perícia de trânsito é pensar em fazer um serviço melhor para a população, cada vez mais sério e responsável, levando em consideração que Mato Grosso é recordista em acidentes de trânsito com morte e Cuiabá é considerada uma capital muito violenta nesse sentido,” afirma o perito. Há outro motivo que reafirma a importância e coerência do trabalho de Lino Leite: A Organização das Nações Unidas (ONU) considera os anos entre 2011 e 2020 a década de prevenção de acidentes de trânsito.


Contribuíram para a publicação do trabalho de Lino Leite também os peritos criminais Ranvier Feitosa Aragão, do Ceará e Alberi Espíndula, atualmente em Alagoas.


PARTICIPANTES


Participaram do evento: os Peritos Oficiais lotados na Gerência de Criminalística local, a gerente Ariadne N. F. de Matos, o gerente da Criminalística de Primavera do Leste, André Sardinha Bontempo, o Delegado de Polícia, Afonso dos Santos, Secretário Municipal de Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Lugl, Major PM. Sandro B. Silva, Inspetor PRF, Sílvio José Barcelos, major Bombeiro Militar, Alcides Domingues Oliveira


Os interessados em comprar o livro podem entrar em contato direto com o autor pelo e-mail linoleite@ibest.com.br, ou com a Editora Millennium no site www.millenniumeditora.com.br.

 
Autor: Site Data hoje
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook