Cuiabá, MT - - 29 de Março de 2024

Servidores do Detran, Sema e Polícia Civil realizam passeata em conjunto
29/07/2011 / 10:26:00

Em greve após não conseguirem negociar com o governo, três categorias de serviço público de Mato Grosso saíram às ruas em protesto contra “o descaso do governo” alegado pelos servidores que percorreram trechos do centro de Cuiabá prejudicando ainda mais o caótico trânsito da Capital. Servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Polícia Civil, e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) se uniram em passeata pelas principais avenidas da região central e distribuíram planfletos para explicar os motivos da greve aos populares.

Sindicalistas das 3 categorias que chegaram a suspender a greve por alguns dias diante da promessa do governo de negociar apenas após o retorno ao serviço, pretendem chamar a atenção do poder público do Estado, já que nem existe uma previsão de negociação. E, conforme os grevistas, dessa forma também não podem continuar oferecendo à população serviços essenciais, como por exemplo a segurança. Crimes que ocorridos desde 1º de julho, quando investigadores e escrivães cruzaram os braços, estão se amontoando nas delegacias, e os acusados permanecem livres.

Calcula-se que entre 400 e 500 servidores participaram da marcha que percorreu trechos da Avenida Getúlio Vargas até a concentração na Praça Alencastro, em frente a prefeitura de Cuiabá. Entre gritos e apitos, ouvia-se palavras de ordem como “Silval, a greve continua e a culpa é sua”. Todos os servidores cobram equiparação salarial compatíveis com as funções e os níveis de escolaridade, entre outras reivindicações.

Investigadores e escrivães da PJC não aceitam voltar ao trabalho sem que o governo conceda o aumento salarial pleiteado que continua sendo de R$ 3,450 imediato e de R$ 6 mil até 2014. Governo ofereceu reajuste parcelado em 4 anos, prevendo R$ 95 para dezembro deste ano que foi recusado. Assim, a greve atinge cerca de 2,1 mil servidores do Estado. Na Sema, o pleito dos trabalhadores que atualmente recebem R$ 2,8 mil, reivindicam salário inicial de R$ 6 mil e R$ 11,3 mil no final da carreira. Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas de Meio Ambiente (Sintema) também cobra desde 2007 a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Governo acena com 33% de reajuste divididos em 3 anos.

Já o Detran os mais de 830 servidores grevistas pleiteiam correção de 90% nos salários. No entanto, o governo do Estado ofereceu verbalmente 8% para este ano e 10% anual no período de 2012 a 2014, incluindo a inflação. Na hora de formalizar, o reajuste proposto ficou ainda pior, restando para este ano apenas 4,86%, quantia que não contempla nem a valorização do índice de preços ao consumidor.

Governo por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) informa que não existem novas propostas salariais a serem feitas para as 3 categorias que estão paradas. Mantém o discurso de que o governo não negocia com grevistas.

Autor: O Documento