Cuiabá, MT - - 05 de Maio de 2024

Perito escreve manual de perícias em acidentes de trânsito
11/07/2011 / 15:35:00
  

Com foco no trabalho pericial, mas trazendo assuntos que interessam a toda população e ao próprio Estado, o perito criminal Lino Leite de Almeida lança nessa sexta-feira (15), às 16h, no auditório da Politec, seu primeiro livro, o “Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito”. O projeto, que tem base científica sólida, surgiu da dificuldade do físico e bacharel em Direito encontrar material teórico sobre o assunto e da necessidade de adotar padrões específicos para a elaboração de laudos de acidentes de trânsito.

Seis anos de estudo, apresentações em seminários científicos e reflexões sobre a prática e o que seria ideal na perícia de trânsito resultaram em uma das poucas obras nacionais que tratam do assunto. Lino é um dos únicos três autores que trabalham o tema, e seu livro se diferencia não só pelo detalhamento dos processos que envolvem a perícia de trânsito. “A terceira parte do livro é dedicada ao estudo das causas determinantes de acidentes de trânsito, o que é raro de se ver entre os poucos materiais que abordam o tema”, explica Lino.

As mais de quatrocentas páginas demonstram, em três grandes eixos (princípios da perícia voltados para o trânsito, cálculos de velocidade e causas determinantes), a importância do rigor nos procedimentos técnico-científicos para a elaboração de um laudo, que segundo o autor chega a ser uma questão de segurança jurídica. Normas atuais de trânsito também fazem parte do livro, inclusive para bicicletas e pedestres.

“Pensar em maneiras de melhorar a perícia de trânsito é pensar em fazer um serviço melhor para a população, cada vez mais sério e responsável, levando em consideração que Mato Grosso é recordista em acidentes de trânsito com morte e Cuiabá é considerada uma capital muito violenta nesse sentido,” afirma o perito. Há outro motivo que reafirma a importância e coerência do trabalho de Lino Leite: A Organização das Nações Unidas (ONU) considera os anos entre 2011 e 2020 a década de prevenção de acidentes de trânsito.  

Contribuíram para a publicação do trabalho de Lino Leite também os peritos criminais Ranvier Feitosa Aragão, do Ceará e Alberi Espíndola, atualmente em Alagoas.

Os interessados em comprar o livro podem entrar em contato direto com o autor pelo e-mail linoleite@ibest.com.br, ou com a Editora Millennium no site www.millenniumeditora.com.br. O livro também está à venda nas livrarias Janina.

 
Autor: Assessoria de Imprensa
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook