Cuiabá, MT - - 26 de Abril de 2024

Peritos Criminais apresentam pauta de reivindicação na AL
13/06/2011 /

Os peritos criminais de Mato Grosso estão se mobilizando para a apresentar uma nova pauta de reivindicações na qual consta a equiparação dos salários com de outros profissionais da área da segurança, a aposentadoria especial e o adicional de insalubridade.

Na última quinta-feira (09), eles apresentaram a pauta ao deputado estadual Zeca Viana (PDT). Uma comissão, liderada pelos membros do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais de Mato Grosso (Sindpeco), esteve no gabinete parlamentar para pedir que interceda junto ao Governo do Estado para sensibilização às reivindicações.

De acordo com o presidente do Sindpeco, Márcio Corrêa Godoy, existe uma defasagem salarial no cargo de perito criminal. Sendo que profissionais da segurança cujo grau de responsabilidade, complexidade, insalubridade, periculosidade e a natureza são os mesmos do perito - como os oficiais da Polícia Militar e os delegados da Polícia Civil – que têm salários superiores.

Márcio explicou que essa equiparação já existe em outros estados. “Queremos o nivelamento salarial com outros cargos da segurança, que exigem a mesma responsabilidade e comprometimento que o nosso. Queremos o reconhecimento sobre a forma de salário”.

Durante a reunião, os peritos apresentaram relatório da atividade pericial para comprovar a pertinência da reivindicação do adicional de insalubridade. Sensibilizado com o relatório, o deputado Zeca Viana disse que é preciso pessoas qualificadas e sensíveis às situações para exercer o cargo de perito criminal. “Vocês estão presentes nos momentos mais difíceis da vida da população”.

Junto com a assessoria jurídica, o deputado também estudará a lei estadual 401/2010 na qual consta aposentadoria especial a outras áreas da segurança, mas não prevê a dos peritos criminais. “Estamos desvinculados à estrutura da Polícia Civil e desamparados pela lei”, disse Márcio.

Autor: Redação - 24 Horas News