Cuiabá, MT - - 23 de Abril de 2024

80 peritos e técnicos tomam posse, mas déficit continua
02/05/2011 /
  

Sessenta peritos criminais e 20 técnicos em necropsia, aprovados no último concurso público, foram empossados para compor a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Como parte da reestruturação do setor, a Politec entregou maletas periciais de alta tecnologia que devem auxiliar os trabalhos dos peritos tanto na Capital quanto no interior.


Com a posse, o número de peritos no Estado deve subir para 140, uma quantidade ainda muito aquém do mínimo necessário, que é 240, segundo levantamento realizado em 2005. O secretário do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindipeco-MT), Rondon Souza Oliveira, avalia a posse e os equipamentos como um passo para a reestruturação da Politec, mas lembra que é necessário continuar investindo em recursos humanos por meio de concurso público.


A necessidade de mais concursos é por conta do atual déficit de servidores, pelo fato do Estado estar ampliando os números de regionais da Politec de 5 para 10 pólos e também porque servidores concursados conseguem realizar um trabalho continuado, ao contrário dos contratados que têm os trabalhos interrompidos a cada fim de contrato.


O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Diógenes Curado, explicou que o governo do Estado está ciente da demanda reprimida e, consequentemente, da necessidade de mais concursos públicos nesse setor, tanto que a Politec ainda vai trabalhar com contratos emergenciais.


Entretanto, lembrou que o governador Silval Barbosa solicitou um estudo sobre a demanda da Perícia Oficial, bem como o impacto na folha. Tal estudo, conforme explica o secretário, foi finalizado e na próxima semana acontecerá uma reunião com o governador sobre a possibilidade de abertura de edital para concurso público.

 
Autor: Caroline Lanhi / Da Redação / Gazeta
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook