Cuiabá, MT - - 23 de Abril de 2024

Novos equipamentos darão mais celeridade aos trabalhos periciais da Politec
29/04/2011 /
  

Mato Grosso chega à frente com os novos equipamentos periciais doados pelo Governo Federal para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). É uma nova tecnologia que está à disposição dos Peritos Criminais de todo o Estado trazendo mais agilidade e eficácia no trabalho pericial e qualidade na prestação de serviços para toda a sociedade.


As 20 maletas periciais foram entregues na solenidade de posse dos novos servidores da Politec que aconteceu na manhã desta sexta-feira (29.04), no auditório da Politec, em Cuiabá. Para a capital, foram destinados nove equipamentos periciais e serão destinadas também para diversos municípios do interior do Estado.


Todo esse aparato tecnológico será utilizado pelos novos 60 Perítos Criminais que tomaram posse no evento, bem como todo o quadro da Perícia Criminal da instituição. Também irão somar forças na Politec mais 20 novos Técnicos em Necrópsica.


As maletas que em média pesam 14 quilos são compostas de equipamentos tecnológicos e outros produtos de uso físico, como pincéis, fita adesiva para isolar o local do crime, máscaras de proteção para gases tóxicos, trena eletrônica, paquímetro digital, um micro computador portátil e diversos reagentes químicos entre outros.


Todos esses aparelhamentos são necessários e utilizados para coleta de vestígios em local de crime. Com tecnologia avançada, os equipamentos serão utilizados em inúmeras situações. Desde coleta papiloscópica a coletas de vestígios para futuros exames de DNA.


A maleta possui também um emissor de onda de luz capaz de detectar em um amplo espaço vestígios de substâncias hematóide entre outros. Além dos produtos químicos, um deles conhecido popularmente como Luminol, que ao ser aplicado no local aponta vestígios de sangue mesmo que o ambiente tenha sido lavado com algum produto químico.


Para a Perita Criminal e gerente de Criminalística de Rondonópolis, Ariadne Nunes Ferreira de Matos, “a maleta traz um conjunto de matérias necessário que auxiliam o perito a desenvolver um raciocínio lógico na hora de coletar as supostas provas periciais trazendo agilidade para o serviço”.


“O laudo técnico tem que ser preciso, pois define padrões e auxilia a segurança pública e a justiça sobre a decisão a ser tomada dentro da legalidade”, disse o Perito Criminal e Diretor de Interiorização da Politec, Rubem Carlos Toebe.

 
Autor: O Documento
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook