Cuiabá, MT - - 19 de Abril de 2024

Perito Criminal vai receber homenagem da Câmara Municipal de Rondonópolis/MT
01/03/2011 / 09:15:00

O perito criminal Válter Joaquim dos Santos será homenageado na sessão extraordinária de hoje (24), da Câmara Municipal de Rondonópolis, a partir das 14h, com uma Moção de Aplausos pelos 20 anos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) na cidade.

O perito fez historia no segmento de medicina legal em Rondonópolis, tendo sido nomeado o primeiro coordenador regional da extinta Policia Técnica, em 11 de março de 1991, ao lado do saudoso perito Poxoréu e do primeiro médico legista da cidade, Dr. Antonio dos Santos Muniz.

Válter Joaquim é um estudioso e sempre foi um abnegado entusiasta da modernização do serviço de perícia criminal na região. Ao longo destes 20 anos de Politec, participou de todas as fases de desenvolvimento do setor até chegar ao estágio em que se encontra hoje em dia, quando conta com um corpo técnico de alto nível e muito qualificado (engenheiros, biólogos, matemáticos, químicos, entre outros).

Quando foi instalada na cidade em março de 1991, a Policia Técnica não tinha um local para sediar as suas instalações e, durante cerca de cinco meses, os serviços periciais eram realizados por Valter Joaquim em sua própria casa.

Depois, seguiu-se uma verdadeira romaria com a instituição tendo que se mudar de lugar várias vezes, até conseguir se instalar na casa do albergado, nos fundos da antiga Cadeia Pública, na Vila Aurora, onde de forma precária funcionou durante cerca de oito anos o 1º Instituto Médico Legal de Rondonópolis. Hoje, o IML funciona na MT-270, na frente do Lar dos Idosos. Em 2001, Valter conseguiu com a ajuda de companheiros de trabalho e a ajuda de clubes de serviço, um prédio público ao lado do Cisc (antigo DVOP) para sediar a atual Coordenadoria Regional de Periciais Técnicas.

Segundo o perto, a Politec em Rondonópolis tem realizado um bom trabalho graças ao empenho dos servidores e peritos criminais que ali atuam.

Autor: Ailton lima \ Jornal A Tribuna