Cuiabá, MT - - 25 de Abril de 2024

Noticia de Falecimento
18/01/2011 / 09:15:00
  

Tenho a ingrata obrigação de informar o repentino e inesperado falecimento de um grande amigo e notável especialista Dr. CARLOS GUIDO DA SILVA PEREIRA, Perito Criminalístico Químico, ontem ocorrido.


Aposentado (jubilado/retirado)do orgão oficial pericial da Secretaria de Segurança Publica do RS, era um cientista de notório saber, pesquisador incansável, palestrante e professor em Academias de Polícia e Universidades, cujo morte deixa uma lacuna impossível de ser preenchida. Era uma personalidade reconhecida, tendo sido agraciado com diversas honrarias pela sociedade civil do Rio Grande do Sul, incluindo a honrosa Medalha Instituto Geral de Perícias do RS, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande Sul (pelos Deputados Estaduais), tendo em vista seus relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Criminalística do Rio Grande Sul. Estava aposentado mas em plena atividade pericial, tanto na área cível como criminal, assim como no magistério.

 

Mestre incomparável, tinha a rara capacidade de transmitir seus conhecimentos de maneira inteligente, clara e de uma lógica que não tinha reparos.

 

Personalidade marcante, mas humilde, sua conversa era sempre muito bem humorada e tinha a capacidade de reter a atenção de seus interlocutores.

 

Destaco, também, para resgatar a história da documentoscopia no Brasil, que CARLOS GUIDO DA SILVA PEREIRA foi um dos criadores do hoje conhecido SEMINÁRIO NACIONAL DE DOCUMENTOSCOPIA.   Então, fazendo um rápido retrospecto, lembramos que em outubro de 1990, na cidade de Belo Horizonte ocorreu o "I Comitê Nacional de Grafodocumentoscopia" (Hoje denominado Seminário Nacional de Documentoscopia, que já estará sendo realizado, em 2012, na mesma cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, na sua DÉCIMA SEGUNDA edição, sempre com total êxito).

 

Este foi o primeiro dos eventos especializados da Associação Brasileira de Criminalística e a decisão dele ser criado ocorreu em 1988, na minha casa de então, na Rua Pedro Ivo, 542 - Porto Alegre -RS, ocasião em que ofereci um churrasco ao Perito Kleber Pereira de Minas Gerais que estava a serviço em Porto Alegre, com a presença de diversos peritos locais. Naquela oportunidade, O PERITO KLEBER PEREIRA sugeriu que criássemos um encontro nacional somente para a área de Grafoscopia e Documentoscopia, idéia que teve a imediata aprovação de todos, inclusive do entusiasmado e já notável perito CARLOS GUIDO DA SILVA PEREIRA, o qual ficou com a incumbência de estudar a realização do primeiro Comitê na cidade de Caxias do Sul, junto à Universidade daquela cidade, do qual era professor. Em virtude de dificuldades estruturais encontradas junto à Universidade de Caxias do Sul, Carlos Guido informou tal fato e Kleber Pereira assumiu a responsabilidade de organizar I Comitê Nacional de Grafo-documentoscopia, cujo êxito incentivou a continuidade do projeto, que se estende até hoje. Para não concorrer com o Congresso Nacional de Criminalística, que acontece nos anos pares, ficou decidido que o Comite de Grafodocumentoscopia seria realizado nos anos ímpares, detalhe que é respeitado até hoje.

 

CARLOS GUIDO DA SILVA PEREIRA sempre foi um notável apoiador da iniciativa e suas frequentes palestras nesses evento eram assistidas com muito interesse devido as suas sempre brilhantes descobertas ou desenvolvimentos de novas técnicas periciais, principalmente na área de tintas e cruzamento de traços. Deixa um vazio que não será facilmente preenchido.

 

Em 1989, durante a realização do X Congresso Nacional de Criminalística, em Goiânia no ano de 1989, a Associação Brasileira de Criminalística apoiou a iniciativa e seu Conselho assumiu a responsabilidade pela escolha das cidades onde seriam realizados os demais Comitês, pela regulamentação e pela realização desses eventos.

 

A partir da idéia inicial de Kleber Pereira, com o importante aval do Perito Carlos Guido da Silva Pereira, outros eventos especializados foram criados pela Associação Brasileira de Criminalística, a partir da sugestão de peritos das mais distintas áreas.

Hoje a Associação Brasileira de Criminalística realiza (organizado pelos órgãos estaduais), 12 encontros especializados, realizados nos anos ímpares:

a) Seminário Nacional de Documentoscopia;

b) Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos;

c) Seminário Nacional de Fonética Forense;

d) Seminário Nacional de Balística Forense;

e) Seminário Nacional de Perícias em Crimes de Meio Ambiente;

f) Seminário Nacional de Perícias em Acidentes de Trânsito;

g) Seminário Nacional de Perícia em Crimes contra a Vida;

h) Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Informática;

i) Seminário Nacional de Perícia em Revelação de Impressões Papilares;

j) Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses;

k) Seminário Nacional de Perícia Contábil;

l) Seminário Nacional de Engenharia Legal.

 

Quero, então, em nome da Sociedad Internacional de Peritos en Documentoscopía - Capítulo Brasil, externar nossas sentidas condolências aos familiares do ilustre perito CARLOS GUIDO DA SILVA PEREIRA, estendendo nossos pêsames a todos os seus amigos e colegas peritos da Associação Brasileira de Criminalístca e do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

 
 
Autor: Oto Henrique Rodrigues / SIPDO - Brasil
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook