Cuiabá, MT - - 29 de Março de 2024

Peritos criminais de Mato Grosso recebem homenagem da Assembléia Legislativa
06/12/2010 / 16:00:00

Os peritos criminais oficiais que trabalham em Mato Grosso, federais e estaduais, receberam nesta sexta-feira (03) uma homenagem da Assembléia Legislativa do estado. Cerca de 41 profissionais receberam, cada um, uma Moção de Congratulação e Aplauso da deputada Chica Nunes (DEM), presidente em exercício da Casa, representando, no ato, o deputado Mauro Savi (PR).

Depois da entrega das Moções, o diretor da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF/MT), João Luiz Freixo, afirmou em discurso que a aproximação dos peritos estaduais e federais é muito importante porque o objetivo de todos é a busca da verdade por meio de provas científicas e, com isso, diminuir o índice de impunidade do país. Freixo também destacou que é preciso investir mais na capacitação dos profissionais e na tecnologia utilizada na apuração. “A ciência e a tecnologia têm sempre coisas novas para auxiliar e tornar as investigações mais eficientes, mas a criminalidade também tenta se atualizar, de diversas maneiras, para dificultar a localização de provas”.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso (Sindpeco), Márcio Corrêa Godoy, agradeceu o apoio institucional que os deputados têm dado a categoria que, segundo ele, proporciona o desenvolvimento de uma perícia melhor no estado. Márcio falou que essa homenagem é justa, pois o trabalho pericial é árduo. Ele lembrou que o dia quatro, Dia Nacional do Perito Criminal, foi escolhido porque simboliza a data de nascimento de um colega que morreu enquanto realizava seu trabalho, e que divulgar as tarefas do perito pode ajudar a própria população a ter ciência do quão importante é manter conservados os locais onde crimes são cometidos. “A própria população pode contribuir com o trabalho dos peritos no dia a dia”, afirmou. Por fim, o presidente ressaltou que as autoridades devem investir mais na carreira pericial, pois é preciso estrutura física e pessoal para se obter resultados.

A diretora geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec), Patrícia Fachone, destacou aspectos mais humanísticos dos peritos. “Além da capacidade intelectual, o perito precisa ter autocontrole emocional para aplicar o seu conhecimento em situações de crise. Também deve superar o desgaste físico, porque tem que se deslocar até o local do crime, as vezes em locais muito distantes”. A perita enfocou ainda as questões éticas do cargo. “Ética não é apenas uma coisa que se espera de um perito. É uma obrigação. O perito emite uma sentença que pode modificar a vida das pessoas”. Segundo Patrícia, esses profissionais, que vivem em constantemente processo de autosuperação, podem ser considerados “heróis” diante das condições em que trabalham em todo o país.

Ao encerrar a sessão, a deputada Chica Nunes disse que a Assembléia Legislativa estará sempre aberta à categoria e parabenizou os presentes por desenvolverem um trabalho que classificou como brilhante.

Luana Soutos

Autor: Assessoria