Cuiabá, MT - - 18 de Abril de 2024

Profissionais da segurança pública participam da abertura da 1ª Olinsejusp
23/11/2010 / 09:00:00

Autoridades, profissionais da segurança pública e convidados participaram, na manhã desta segunda-feira (22.11), em Cuiabá, no Ginásio Aecim Tocantins, da abertura oficial da 1ª Olimpíadas da Integração da Segurança Pública (Olinsejusp), promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O objetivo do evento é resgatar a importância das competições esportivas e promover a integração a partir de uma prática saudável. Ao total são 11 equipes participantes das Olimpíadas representadas pela Sejusp, Exército Brasileiro, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Sistema Penitenciário, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

A cerimônia de abertura teve início com a entrada das delegações representadas pelas 11 instituições participantes. Na sequência foi a vez da Guarda de Honra da Bandeira Nacional, formada por integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. E para finalizar uma comissão de atletas conduziu a tocha olímpica trazendo o fogo simbólico dos jogos que percorreu todo o ginásio.

Durante toda a semana serão realizados jogos em diversas modalidades que acontecem em locais distintos. Sendo natação, xadrez, atletismo, cabo de guerra, prova de orientação, tiro, vôlei de areia e quadra, futsal feminino, futebol society aberto, futebol society máster (acima de 40 anos), truco espanhol e bozó.

Cerca de 600 profissionais da segurança pública participam da 1ª Olinsejusp. Para o coordenador das Olimpíadas, major BM Silvio Santos, é de fundamental importância a realização do evento. "É um sonho antigo de fazer a integração entre as instituições que formam a segurança pública no Estado, e congregar as forças de segurança em prol do esporte que é importante para a saúde e principalmente para o condicionamento físico", disse.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, "a realização das Olimpíadas é importante para o servidor, pois, aprimora o condicionamento físico, promove a integração e principalmente é um evento saudável que acima de tudo promove a amizade", disse.

A 1ª Olinsejusp acontece durante toda esta semana e encerra na próxima segunda-feira (29.11) na Sejusp.

Autor: LIVIA RABANI - Assessoria/Sejusp-MT - Portal SAD/MT