Cuiabá, MT - - 26 de Abril de 2024

Posse do Sindpeco-MT coloca em pauta características e necessidades da categoria
05/05/2010 / 12:00:00
  

A nova diretoria do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco-MT), eleita para o biênio (2010-2012) tomou posse nessa segunda-feira (03.05) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O evento contou com a presença de peritos, representantes da sociedade civil, convidados e também de autoridades do poder legislativo e de uma central trabalhista. Aproveitou-se o momento para mostrar as características da profissão e criar uma discussão conjunta sobre as pautas de reivindicação da categoria.


Além do presidente Márcio Godoy, compunham a mesa do evento o ex-presidente do Sindpeco, Rondon Souza Oliveira; o novo secretário Geral eleito, Arlindo José Bergamin; o perito Rubens Sadao Okada, representando a Superintendência de Perícia Oficial e Identificação Técnica; a deputada estadual Vera Araújo (PT); o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Adolfo Grassi; e o assessor parlamentar Xisto Alessandro Bueno, representante da presidência da Assembléia Legislativa.


Entre os principais pontos levantados no evento sobre as reivindicações da categoria estava a realização de concursos públicos para os peritos, que tem deficiência do número de profissionais em Mato Grosso, e o retorno do adicional de insalubridade. O novo presidente do Sindpeco, Márcio Godoy, fez um apelo para que as autoridades presentes apóiem e contribuam com a luta da categoria.


Na abertura do evento foi exibido um documentário da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) sobre a história da entidade e os avanços da categoria, além das especificidades de cada área de atuação dos peritos. As áreas são: Fonética Forense - trabalha com a identificação de áudios; Crimes de informática; Crimes ambientais; Engenharia Forense - avalia acidentes como incêndios, explosões, desabamentos, além de examinar sinais de TV e equipamentos eletroeletrônicos; Laboratórios Forenses - tem por objetivo identificar substâncias químicas envolvidas nos delitos e também fazer análises biológicas, por exemplo, através do exame DNA; Documentoscopia - analisa a autenticidade de documentos e papel moeda; balística forense - estuda as armas de fogo e os efeitos produzidos; crimes contra o patrimônio; crimes contra a vida; acidente de trânsito; identificação veicular; e impressões papilares, que pesquisam as impressões deixadas pelo corpo, como as impressões digitais, para identificá-las e relacioná-las ao crime, por exemplo.


<b>Balanço da Gestão</b>


O ex-presidente do Sindpeco, Rondon Souza Oliveira, que ficou a frente do sindicato durante o biênio 2008-2010 garante que é muito difícil, mas possível fazer trabalhos produtivos no sindicato.


Mesmo não havendo dispensa do trabalho para cuidar dos assuntos da categoria, o que segundo Rondon “é o que mais dificulta o trabalho”, pontos importantes foram conquistados pos sua gestão. Os principais são:


1 - a garantia de concurso público – Depois de dez anos em que só eram contratados peritos para trabalhos provisórios, foram criadas vagas de concurso público para peritos criminais efetivos em Mato Grosso;


2 – Independência da Perícia no trabalho de justiça e segurança pública – Com a realização da primeira Conferência Nacional de Segurança Pública, que teve a participação do Sindpeco, uma das pautas mais bem votadas a nível nacional foi sobre a autonomia do setor de perícias, que recentemente, passou a ter uma diretoria e não apenas superintendência.


<b/>Membros da gestão 2010-2012</b>


Márcio Corrêa Godoy (Presidente),

Silbene Maria de Arruda França (Vice-presidente)

Arlindo José Bergamim (Secretário-Geral),

Rondon Souza Oliveira (Primeiro Secretário),

José Ernesto Barbosa de Souza (Primeiro Tesoureiro),

Geraldo Rambo (Segundo Tesoureiro),

Ana Cristina Lepinsk Romio (Conselho Fiscal Titular),

Silvana Pacheco (Conselho Fiscal Titular),

Paulo Borges de Alencar (Conselho Fiscal Titular),

Marilyn Adriany Rondon Ferreira (Conselho Fiscal Suplente),

Daniella Patrice Marques de Abreu Lima (Conselho Fiscal Suplente)

Joelson Francisco Sampaio (Conselho Fiscal Suplente),

Ariadne Nunes Ferreira de Matos (Delegado Regional de Rondonópolis),

Sandra Maria do Couto Maldonado (Delegado Regional de Cáceres)

Cláudio Valério Bandeira de Abreu (Delegado Regional de Barra do Garças)

André Luis Fúrio (Delegado Regional de Sinop)

 

 
Autor: Da Assessoria
 

Untitled Document
STF determina que peritos não podem ter livre porte de arma
Data: 24/06/2019
| Ver todos os videos |
Nosso Facebook