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Politec tem dois projetos vencedores no desafio de inovação “Outubro Movimente”

Servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) conquistaram o primeiro e o segundo lugares no Desafio da Inovação “Outubro Movimente”, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Na sexta-feira (04.11), foi realizada, no auditório da Controladora Geral do Estado (CGE), a “final de pitch”, com a apresentação das soluções propostas, e premiação dos vencedores.

 

O Desafio da Inovação tem como objetivo estimular a criação de projetos, para solucionar problemas do dia a dia do serviço público.

 

O grande vencedor foi o projeto “Espaço Inspire”, desenvolvido pelas servidoras Andrea Abílio Diniz Neuenschwander (perita oficial criminal), Letícia Rodrigues Mesquita (papiloscopista), Danielle Marques de Almeida Trevizan (analista administrativa), Sonia Santos Alencar Ludovico (analista de desenvolvimento econômico e social) e Marllon Campos Reiche (estagiário de pós-graduação).

 

Em segundo lugar, foi escolhido o projeto “Íris: assistente virtual”, desenvolvido pelos servidores e estagiários, lotados na Fábrica de Software da Politec, Jaime Trevizan Teixeira (perito oficial criminal), Priscila Lopes (coordenadora de garantia de qualidade), Caroline Brunetto, Rafaela Francisco e Jean Lucas (estagiários).

 

Espaço Inspire

 

O foco do primeiro projeto foi propor a criação de um espaço multifuncional, em containers (devido à falta de sala desocupada), destinado às práticas de bem estar, com pausas determinadas durante o horário de expediente. O local poderá ser utilizado para terapia online, descanso pós-almoço, lives, yoga, ginástica laboral, telemedicina, meditação e reestabelecimento físico e emocional, contribuindo para a redução do esgotamento mental, cansaço e estresse dos servidores.

 

A solução foi encontrada, após pesquisa em que a falta de espaço, para a prática de bem estar, saúde e descanso, foi apontada pela maioria dos servidores consultados. O futuro local será utilizado mediante agendamento online, com registro de frequência nos ambientes e horários pré-determinados para as práticas coletivas.

 

O projeto será apresentado à Direção Geral da Politec, para avaliação da possibilidade de captação de recursos para a sua execução, dentro do eixo de valorização dos profissionais de segurança pública do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Conforme levantamento realizado pelos proponentes, o orçamento do “Espaço Inspire” em contêineres ocuparia 3% da receita do FNSP.

 

Participando pela segunda vez do Desafio da Inovação, a perita oficial criminal Andrea Abílio Diniz Neuenshander avaliou como positiva a ampliação da presença da Politec no programa.

 

“No ano passado, representei sozinha a Politec, enquanto, neste ano, 10 servidores participaram agrupados em duas equipes, que alcançaram os 1º e 2º lugares. Isso mostra o envolvimento crescente da instituição com a Inovação, que é um processo de implementar abordagens originais para obter impactos. Colocar ideias em prática, enxergar os impactos de uma solução, produz um efeito marcante nos servidores envolvidos, pois a concretização do resultado e a realização da equipe contagiam a instituição, encorajando e mobilizando pessoas para práticas inovadoras’’, ressaltou.

 

A servidora considera que a busca pela inovação se apresenta como um caminho potente para atender às necessidades da sociedade. “Ela é definida como o processo de geração e implementação de novas ideias, com vistas à criação de valor para a sociedade, que, por sua vez, espera que o governo funcione por meio de estruturas eficientes e operantes. Atualmente, não basta melhorar as práticas existentes, é preciso também compreender as novas expectativas da sociedade e, a partir daí, construir novos e melhores serviços”, completou.

 

Íris: assistente virtual

 

O projeto “Íris: assistente virtual” propõe a criação de um canal de comunicação que funcione de forma ininterrupta, respondendo as dúvidas a partir de respostas padrões e confiáveis, com o intuito de facilitar e agilizar as demandas referentes aos atendimentos internos e externos da instituição. A chatbot Íris foi criada por meio de um software capaz de manter uma conversa convencional com usuários humanos.

 

Os servidores lotados no setor de Ouvidoria da Politec, ao registrarem os fluxos de atendimentos, observaram um padrão de perguntas que chegavam até eles. Com base nisso, foi feito um mapeamento das dúvidas mais frequentes, buscando uma forma de respondê-las com maior rapidez e precisão. Assim, a utilização do chatbot se mostrou promissora, permitindo ao usuário uma conversa com a Íris, que adota em suas respostas o uso de padrões semelhantes ao atendimento humano, além da diminuição do custo por atendimento, o que permite que muito mais atendimentos sejam feitos por dia.

 

Outro ponto positivo, foi a possibilidade do levantamento de indicadores analíticos, que permitem à equipe de gestão otimizar o sistema, a partir das dúvidas e comportamentos dos usuários.

 

A escolha do nome, Íris, foi feita em alusão à deusa do arco-íris, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo, sendo a responsável pela comunicação entre os deuses e os seres humanos.

 

Outubro Movimente

 

Ao longo do mês de outubro, a 2ª edição do “Outubro Movimente - Ideias em Movimento” contou com painéis, oficinas, mentorias e um desafio para os servidores mergulharem no universo da inovação em práticas públicas. A ideia do projeto é oferecer, aos participantes, ferramentas, técnicas e métodos que os ajudem a construir soluções inovadoras no serviço público.

 

Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, o Outubro Movimente é uma ação com objetivo de reconhecer o espírito inovador e intraempreendedor dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual, além de promover a troca de conhecimento e despertar o interesse para as práticas inovadoras do dia a dia.

 

O desafio de inovação propôs as temáticas sobre como melhorar o bem estar do servidor no ambiente de trabalho, saúde física, saúde mental, gestão de finanças, pessoas e mobilidade; e como melhorar a comunicação entre governo e cidadão, e entre governo e servidor (secretarias/setores/servidores)

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 07/11/2022