DF: Novo sistema de confirmação do calibre de armas permite acelerar o ritmo das investigações

Novo sistema para confirmação sobre o calibre de armas permite que os peritos acelerem o ritmo das investigações ao fazer comparação entre projéteis. O Evofinder é um banco de dados que guarda informações sobre material balístico. Quando um projétil é disparado, ele fica com marcas das raias do cano.

O sistema compara estas marcas como se fossem códigos de barra. Isso permite relacionar uma única arma a diversos crimes. Peritos conseguiram concluir que uma mesma arma de fogo havia sido utilizada em cinco ocorrências.

“Coletamos o padrão e analisamos o material incriminado. Emitimos um laudo e arquivamos. Depois, o perito escaneia tudo e coloca no banco de dados. Em seguida, fazemos o confronto. O sistema seleciona por período, datas, e elenca o grau de compatibilidade entre dados. Ao verificar um possível positivo, pegamos o material físico e analisamos, novamente, no microscópio. Confirmada a semelhança, emitimos o laudo de inteligência à delegacia”, explica a Perita Criminal Tatiana Costa.

O sistema é adotado apenas na Bahia, Goiás e DF e inclui materiais balísticos desde 2019.

Autor: ABC Criminalística
Data: 02/07/2021