Peritos identificam pela 1ª vez no RS droga sintética com efeito similar ao da maconha

Peritos criminais do Departamento de Perícias Laboratoriais do Instituto Geral de Perícias (IGP) identificaram pela primeira vez no Rio Grande do Sul uma nova droga sintética, como efeito similar ao da maconha.

Comercializada em pequenos selos de papel de seda, a diferença entre as drogas é que o mesmo em doses pequenas, a sintética traz mais riscos à saúde do usuário. Para identificar a droga, a amostra apreendida foi analisada através do Cromatógrafo gasoso acoplado à espectrometria de massa (CG-EM), equipamento capaz de reconhecer a composição química de milhares de substâncias.

A identificação foi precisa porque os peritos criminais recorreram a comparação com a mesma substância apreendida em Brasília (DF) pela Polícia Federal.

A nova droga foi apreendida no final de janeiro em Porto Alegre, quando um indivíduo foi detido com 36 dos selos, semelhantes a forma mais comum de circulação da LSD. Com a tipificação da substância definida pela perícia, é possível verificar a legislação e justificar ou não a prisão.

Autor: ABC Criminalística
Data: 02/07/2021