• SINDPECO - Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso
  • (65) 3622-1399
  • sindpeco@gmail.com












Sindicato promove 1º Concurso Fotográfico Foto Forense para peritos de todo país

Prepare suas lentes, peritos! O Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM) lançou a 1ª edição do Concurso Fotográfico Foto Forense, que pretende incentivar, prestigiar e premiar os profissionais de perícia de todo o Brasil que também se dedicam à arte da fotografia. As inscrições seguem até o dia 9 de agosto.

Os participantes concorrerão a diversos prêmios, como: uma Go-Pro, um ensaio fotográfico e camisas e canecas da campanha “Loucos por Perícia”. Além das fotos selecionadas pela banca julgadora, haverá também o prêmio para a escolha do público, com votação realizada nas nossas redes sociais. Todas as fotos farão parte de uma exposição que será organizada pelo SINPOEAM.

A exposição dos trabalhos e a premiação serão na segunda quinzena de agosto.

Regulamento

Podem participar toda a comunidade de Peritos Oficiais do Brasil, através do e-mail oficial: concursofotoforense@gmail.com

Cada participante poderá inscrever o limite máximo de 02 (duas) fotografias. As fotos enviadas devem conter apenas imagens relacionadas ao trabalho pericial e aos locais de perícia.

Os profissionais que enviarem as fotografias e formulário estarão automaticamente inscritos no concurso e cientes do consentimento e aceitação das normas de participação, conforme este regulamento.

As fotografias enviadas deverão ser de autoria do próprio participante e não poderão conter elementos que identifiquem indivíduo, salvo autorização prévia enviada, ou ofendam ao nome ou à moral de qualquer pessoa.

Os participantes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

Os autores das imagens apresentadas autorizam a sua eventual utilização pelos organizadores do concurso, em ações de divulgação quer em formato de catálogo, quer em vídeos ou em outros meios promocionais.

Serão automaticamente desclassificadas as fotografias que fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais, bem como ofensas raciais, religiosas, políticas e etc.

A comissão julgadora verificará a conformidade formal e substantiva das fotografias de acordo com o presente regulamento, apreciando a qualidade técnica (originalidade, criatividade, cores, composição, mensagem transmitida pelo fotógrafo), bem como o seu enquadramento no tema.

A organização do concurso reserva-se o direito de divulgar, utilizar e reproduzir livremente as fotografias apresentadas ao concurso, salvaguardando sempre a respectiva autoria.

Especificações dos arquivos

1- Serão aceitas fotografias exclusivamente no formato “.jpg”.

2- As fotos devem ter resolução de 300 dpi, com tamanho máximo do arquivo de 8 megabytes.

3- As fotografias devem ser a cores e o espaço de cor deve ser RGB, SRGB ou preto e branco.

4- No ato da inscrição, em formulário específico (documento no site sinpoeam.com.br), devem ser informados os dados do participante (nome, cidade, estado e instituição de origem), bem como uma breve descrição da ocorrência atendida que gerou cada fotografia. As fotografias devem ser anexadas e enviadas junto com o formulário para o e-mail oficial do concurso.

Avaliação

Os trabalhos serão avaliados por uma banca de dois profissionais da área de fotografia e uma Perita criminal do grupo de comunicação do SINPOEAM. Os critérios de avaliação serão: Beleza, Qualidade técnica, Originalidade e Expressão.

A banca avaliadora é formada por Andrés Pascal (repórter e fotógrafo), Laura Bernardes (Perita criminal) e Camila Batista (fotógrafa)

Premiação:

1º Lugar: GoPro hero7 e uma camisa “Loucos por Perícia”

2º Lugar: Um ensaio fotográfico com um fotógrafo profissional e uma camisa “Loucos por Perícia”

3º Lugar: Uma caneca exclusiva e uma camisa “Loucos por Perícia”

Escolha do público: Uma camisa “Loucos por Perícia”

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 13/07/2020