• SINDPECO - Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso
  • (65) 3622-1399
  • sindpeco@gmail.com









Revista internacional publica artigo de perito sobre novo método para construir redes bayesianas

O perito criminal oficial Tadeu Jr Gross teve artigo científico publicado na revista internacional "Knowledge-Based Systems", da Elsevier. No artigo, foi proposto um novo método para construir redes bayesianas, e a publicação faz parte de um esforço do autor, perito criminal da Politec, de disseminar aos seus pares o seu trabalho de doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP) e divulgar à comunidade o esforço contínuo dos peritos criminais em acentuar cada vez mais o rigor científico empregado em seus laudos periciais.

O trabalho pericial envolve tomar decisões confiáveis a partir de dados multivariados, os quais, na maioria das vezes, são incompletos e têm certo grau de incerteza. As Redes Bayesianas (RBs) são modelos gráfico-probabilísticos que permitem lidar sistematicamente com informações parciais e inexatas. Esse paradigma de inteligência artificial é relativamente recente e o seu potencial na criminalística já vem sendo disseminado através de artigos e livros de cientistas forenses das mais diversas áreas.

As RBs personificam o pensamento bayesiano: à medida que novas informações (objetivas ou mesmo subjetivas) são trazidas à luz acerca de um caso criminalístico em investigação, elas são 'propagadas' na rede bayesiana para atualização da crença sobre, digamos, um determinado indivíduo ser o autor ou não de um crime. Apesar do grande potencial, construir uma RB dos dados é um grande desafio do ponto de vista da complexidade computacional e, atualmente, a proposição de heurísticas (algoritmos) para sua obtenção é uma área de intensa pesquisa científica.

Clique AQUI e tenha acesso à íntegra do artigo de Tadeu Gross.


 

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 02/04/2019