Operação flagra 385 ligações clandestinas de energia em MT

Uma operação de combate ao furto de energia flagrou mais de 800 tipos de irregularidades em quatro municípios de Mato Grosso. Segundo a concessionária de energia de Mato Grosso, 385 dos casos foram flagrados em fazendas, supermercados e lojas.

A operação, com participação de policiais militares, civis e peritos, ocorreu na última semana e teve o balanço divulgado nessa sexta-feira (9).

As regiões vistoriadas foram Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara.

Foram encontrados nos municípios 820 procedimentos irregulares na medição, sendo destes 385 casos em clientes de médio/grande porte (fazendas, supermercados e lojas) e 9 casos com direcionamento dos responsáveis para prestação de esclarecimentos na Polícia Civil.

A concessionária lembra que furto de energia é crime previsto no código penal, com pena prevista de 1 a 4 anos. A ação coloca em risco a segurança da população, aumentando o risco de incêndios, curtos-circuitos.

O processo irregular de ligação de energia, como a adulteração dos medidores e das instalações elétricas, traz insegurança para moradores e vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos.

Além disso, esse tipo de instalação impacta no registro do consumo e prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções com maior frequência.

Mais de 200 profissionais participaram da ação e fizeram inspeções em residências, comércios, grandes empresas e fazendas.

Ao longo dos últimos três meses, quatro operações ostensivas trouxeram números alarmantes de irregularidades pelo estado.

Foram identificados 12.465 casos de irregularidades entre agosto e novembro, representando um prejuízo de R$ 4,8 milhões a serem arrecadados somente via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para Mato Grosso.

Autor: Midia News
Data: 12/11/2018