A população mato-grossense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Perícia Oficial Criminal na próxima quinta-feira, 01/12. A partir das 14h, no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, profissionais mato-grossenses debatem, em audiência pública, “os serviços específicos prestados pelos peritos criminais e peritos médicos legistas da Perícia Técnica e Identificação Oficial do Estado de Mato Grosso (Politec) e as suas influências na vida dos cidadãos mato-grossenses”.
Para o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Alisson Trindade, espaços como esse são essenciais na relação entre os servidores públicos e os beneficiários dos serviços. “Essa audiência, requerida pelo deputado José Domingos, é uma excelente oportunidade de aproximação com a população que atendemos diretamente, ajudando a elucidar crimes. É também um momento para tratar de questões que dependem da colaboração de civis. Por exemplo, é preciso preservar o local de crimes ou acidentes intacto até a chegada da Perícia. Determinadas intervenções podem influenciar o resultado das investigações. Essa é uma informação que todo mundo precisa ter”, disse o presidente.
Além do debate necessário, a audiência marca uma data de intensa reflexão e mobilização da categoria: 04 de dezembro, Dia Nacional dos Peritos Criminais. O dia foi escolhido em homenagem ao perito Otalício de Souza Filho, que morreu durante o trabalho, de maneira idêntica às vítimas do acidente que investigava, numa área de alto risco no interior de Minas Gerais.
O perito criminal é o profissional que fornece os elementos essenciais para a compreensão de crimes diversos, examinando o local da ocorrência e recolhendo materiais para análises em laboratório. O laudo pericial, produzido pelo perito, é subsidio técnico de extrema importância para as decisões judiciais.
Serviço
Data: 01 de dezembro de 2016
Horário: 14h
Local: Auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.