MANIFESTO DO FÓRUM SINDICAL À POPULAÇÃO DE MATO GROSSO

Os sindicatos e associações de servidores públicos do Estado de Mato Grosso, reunidos no Fórum Sindical, após reunião com o Governo Estadual no dia 19/01 avaliam que a capacidade de mobilização das categorias foi capaz de fazer com que o governo se sensibilizasse na manutenção das conquistas dos servidores públicos estaduais, quanto ao calendário de pagamento mensal dos salários no último dia útil do mês e do pagamento do 13º salário no mês do aniversário.

A partir deste entendimento por parte do governo, comunicamos que está suspenso temporariamente o ato unificado, mas é necessário que as categorias continuem em alerta.

O Fórum permanecerá unido e mobilizado no sentido de garantir o cumprimento da Lei Estadual 8.278/2004, que prevê a reposição integral das perdas inflacionárias sofridas nos salários dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público do Estado de Mato Grosso, para tanto daremos continuidade aos diálogos, oficiando ao governo a solicitação de uma agenda para assegurar o RGA de 2016.

Diante desta conjuntura, o Fórum define por continuar a luta, resguardando a autonomia de decisão dos sindicatos e associações, a fim de que o governo apresente propostas para os enfrentamentos dos principais problemas vividos pelo Estado, sem com isso, subtrair o direito dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

As políticas em um “ESTADO DE TRANSFORMAÇÃO” deverão ser para melhorar a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras e a qualidade dos serviços públicos. Neste sentido, o Fórum Sindical se dispõe a colaborar com sugestões que visem a melhoria dos serviços públicos, bem como apontar e apoiar medidas que contribuam para a potencialização das receitas estaduais, mas para isso precisa ter em mãos os reais números dos recursos estaduais, a fim de que possa analisá-los e apresentar proposições.

O Fórum apoiará todas as medidas que apontem para a redução de gastos desnecessários no orçamento do Estado, mas destaca que os servidores e os serviços públicos devem ser vistos não como um peso financeiro, mas como investimento necessário ao desenvolvimento do Estado de Mato Grosso.

CUIABÁ- MT, 25 DE JANEIRO DE 2016.

Fórum Sindical

Autor: Sindpeco/MT