Politec inicia curso de formação de peritos oficiais

Teve início na manhã desta terça-feira (13.10) o curso de formação para peritos oficiais criminais e médicos legistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O diretor geral da Politec, Rubens Sadao Okada, abriu o curso desejando boas vindas aos cinco peritos criminais e quatro médicos legistas aprovados no concurso público de 2013 e nomeados no dia 10 de setembro deste ano.

O treinamento tem a finalidade de preparar os novos servidores para atuarem na Politec, conforme perfil institucional e legislações pertinentes, abordando temas referentes ao conhecimento da visão organizacional, missão e perfil da instituição, o desenvolvimento profissional e a formação técnico-científica dos novos peritos.

As aulas teórico-práticas terão duração de 264 horas, para peritos oficiais criminais, e de 136 horas, para os cargos de peritos oficiais médicos Legistas.

Após este período, os servidores passarão por atividades supervisionadas nas diretoria metropolitanas de Medicina Legal (IML), de Criminalística e Laboratório Forense onde deverão realizar exames periciais e redigir os respectivos laudos.

Nesta terça-feira, os novos peritos receberam orientações sobre legislação aplicável à Perícia Criminal, com o perito criminal Leandro Valendorf, coordenador regional da Politec de Sinop.

Em sua aula, Valendorf, falou sobre a importância da perícia como meio de prova para Justiça. “Apresentamos as legislações previstas no Código de Processo Penal, que normatizam a atuação dos peritos. Sobre as formas de se fazer um a perícias, o que se deve fazer e quais os cuidados devem ser tomados no âmbito jurídico de seu campo de atuação’’, explicou.

O conteúdo programático previsto na Portaria Conjunta nº 06/2014/GAB/SESP, que regulamenta o treinamento dos peritos oficiais, abrange disciplinas comuns aos peritos e específicas para os médicos legistas.

Nesta quarta-feira (13.10), às 14h será ministrada uma palestra do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença”, da Controladoria Geral do Estado

Autor: ASSESSORIA POLITEC-MT
Data: 14/10/2015