Peritos conseguem apoio de senador na luta pela contratação de motoristas

O Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) conseguiu apoio do senador mato-grossense José Medeiros na luta pela contratação de motoristas. No dia 01 de outubro, o senador enviou um ofício ao secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque de Jesus, na tentativa de sensibilizá-lo a apreciar o tema.

O documento ressalta que não há orçamento para a Politec contratar os motoristas e que o número de peritos no estado ainda é insuficiente para atender a demanda do estado, devido a sua extensão territorial.

“Estamos muito agradecidos pelo trabalho conjunto que o senador José Medeiros se dispôs a fazer pela reestruturação da Politec”, afirmou o presidente do Sindpeco/MT, Alisson Trindade.

A perita Ariadne Matos, lotada em Rondonópolis, relata que dirigir não é função do perito oficial criminal. “Tentaram incluir a exigência de habilitação no último concurso, mas foi barrado. Algumas pessoas não têm habilitação, não dirige ou está começando a praticar agora e a nossa rodovia aqui é muito complicada”, explica.

Para ela, é bom ter parceria e respaldo de uma pessoa influente no cenário nacional, como o senador José Medeiros, que também trabalha na área da Segurança. “Nós sabemos da boa vontade dele, mas sabemos que não depende só disso”, pontua.

No interior do estado e na capital, os peritos oficiais criminais dirigem as viaturas para chegar aos locais dos crimes onde farão as perícias. Além de acúmulo de função, o perito, muitas vezes, dirige durante horas, percorrendo longas distâncias. Assim, além do cansaço da própria profissão, que já é desgastante, também sofre com o desgaste durante seu deslocamento.

Clique aqui para ler a íntegra do ofício enviado pelo senador José Medeiros ao secretário de Estado de Segurança Pública de MT.

Autor: Assessoria de Imprensa do Sindpeco/MT
Data: 09/10/2015