Artigo de peritos criminais de MT é escolhido melhor trabalho em Conferência Internacional

O artigo científico desenvolvido pelos peritos criminais da Gerência de Perícias em Áudio e Vídeo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi eleito o melhor trabalho submetido na Conferência Internacional de Ciências em Computação Forense, IcoFCS da sigla em inglês.

Os autores vencedores são os peritos criminais de Mato Grosso, Luiz Vinícius Gontijo Laborda Larrain, Tadeu Junior Gross, e João Paulo da Costa, do Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília (UNB).

A premiação acontecerá no dia 23/06, durante a Conferência Integrada “Iccyber/ Icmedia 2015" em Brasília, Distrito Federal. O encontro é um dos mais tradicionais e importantes eventos sobre perícias em informática, segurança pública e tecnologia de segurança da informação, além de multimídia e segurança eletrônica, realizados na América Latina.

Com título “Identificação do calibre de munições por meio da assinatura acústica dos estojos ejetados”, os peritos criminais demonstraram como gravações de disparos de armas de fogo podem revelar as assinaturas acústicas geradas pelas ações mecânicas intrínsecas ao funcionamento de armas de fogo, durante a queda do estojo ejetado após o disparo.

Conforme o trecho do artigo, a análise forense acústica demonstra-se uma importante e promissora área das ciências forenses para a investigação de crimes com emprego de armas de fogo. “Isto porque as gravações desta natureza possuem informações preciosas com potencial para elucidar questionamentos, tais como o reconhecimento do estrondo como um tiro real de arma de fogo, a identificação do calibre da arma de fogo empregada, a quantidade de armas envolvidas e a ordem dos autores dos disparos".

O modelo de comportamento acústico é validado para quatro calibres de pistolas, verificando o seu potencial para a determinação de calibres a partir da assinatura acústica gerada pelo contato dos estojos ejetados, ao atingir superfícies rígidas.

A Conferência Integrada pretende reunir mais de setecentos participantes entre Peritos Criminais, membros do Ministério Público, gestores das esferas de governos federal, estadual, distrital e municipal, autoridades do Poder Judiciário, cientistas, pesquisadores, analistas e demais profissionais ligados às ciências forenses e à área de segurança pública.

Em 2015, a Conferência Integrada será realizada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e pela Academia Brasileira de Ciências Forenses, com apoio institucional do Departamento de Polícia Federal. Leia o artigo aqui.

Autor: TITA MARA TEIXEIRA Assessoria-Politec/MT
Data: 19/06/2015