Em Assembleia Geral, peritos aceitam proposta de reposição salarial do Governo

O Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) realizou nesta segunda-feira, 01 de junho, Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta de reposição salarial apresentada pelo Governo e outros assuntos da categoria. Por maioria absoluta, a proposta de pagar o restante do INPC, equivalente a 3,12%, em novembro e o retroativo em janeiro de 2016, feita pelo Governo foi aceita.

A proposta é isonômica, isto é, foi apresentada sem diferenciação para todas as categorias de servidores públicos do estado por meio do ofício circular nº 21/2015, encaminhado no dia 25 de maio pelo secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto. Várias reuniões foram realizadas com os integrantes do Fórum Sindical (entidade que reúne 25 sindicatos de trabalhadores do estado, entre eles o Sindpeco) desde o dia 15 de maio, quando o Governo informou que não faria a reposição do INPC integralmente, como dispõe a Lei 8.278/04. A primeira metade do INPC, que equivale a 3,11%, foi paga para todos os servidores no mês de maio.

Os peritos também debateram, após esclarecimentos do assessor jurídico do Sindicato, Marcos Lemos, os trâmites necessários para o cumprimento da Lei 10195/2014, que versa sobre o enquadramento dos servidores. Ficou decidido que a categoria vai aguardar avanços nesse sentido na esfera administrativa por três meses para, em seguida, voltar a pensar na possibilidade de apelar para a esfera jurídica.

Outro ponto debatido foi a questão da aposentadoria especial para a categoria. O presidente do Sindicato, Alisson Trindade, fez contato e orçou o trabalho de uma assessoria especializada para orientar o processo. No entanto, os profissionais acharam a proposta muito cara e optaram, no momento, por continuar analisando orçamentos de outros escritórios, além da união com outras carreiras da Politec. A decisão foi unânime.

A categoria aprovou, por unanimidade, a adesão do Sindicato ao Seguro de Vida oferecido pela empresa Mongeral Aegon, que apresentou um plano para grupo com 100 vidas no valor de R$ 34,50. As vantagens, segundo os representantes da empresa, incluem indenizações por morte natural ou acidental, invalidez, assistência funeral, assistência residencial de 24 horas, reboque mecânico, desconto em farmácias e emergências médicas em viagens. Os interessados em participar do grupo poderão obter mais informações no Sindicato.

Informes

Durante a Assembleia, o presidente do Sindicato, Alisson Trindade, informou que esteve em Brasília, onde participou de atividades organizadas pela Associação Brasileira de Criminalística, com cerca de 25 deputados federais que conversaram, entre outras coisas, sobre a possibilidade de aprovação da chamada PEC dos Peritos (PEC 325/09).

O presidente também falou sobre as visitas que realizou este ano às unidades no interior e sobre o curso de papiloscopia, que será oferecido pelo Sindpeco nos dias 08 e 09 de junho no Serras Hotel. As inscrições já estão encerradas.

Autor: Assessoria de Imprensa Sindpeco/MT
Data: 02/06/2015