Será apresentado na próxima segunda-feira (25) um posicionamento sobre o pagamento dos restantes 3,11% do reajuste anual, conforme as leis de carreiras do funcionalismo estadual. A data ficou definida durante reunião entre o secretário de Gestão, Júlio Modesto, e representantes do Fórum Sindical do Estado realizada na manhã desta terça-feira (19). O encontro de hoje foi agendado depois de o governador Pedro Taques (PDT) ter efetuado, no dia 15, somente a metade do reajuste, do percentual da inflação de 2014, um total de 6,22%.
Conforme Orlando Moraes, membro do Fórum Sindical, o encontro buscava uma resposta concreta sobre o pagamento do percentual restante, mas alertou que, caso o governo não efetue o pagamento ainda no mês de junho, a deflagração de uma greve geral não está descartada.
“Se for em Junho, nós vamos ficar atento e aguardar, agora se for parcelar até dezembro, não terá acordo”. Sindicatos como os dos Servidores do Detran, da Saúde e da Educação já convocaram assembleia geral para deliberar sobre a questão.
O sindicalista também rebate o argumento do governo de “falta de recursos”. Orlando calcula que no último quadrimestre o governo do Estado já superou o crescimento do mesmo período de 2014. “A receita teve o mesmo comportamento de 2014, que finalizou o quadrimestre em R$ 14 bilhões, e agora nesses primeiros quatro meses, manteve o crescimento de receita que já chega à R$ 15 bilhões”.