Perito criminal representa MT no Conselho Nacional de Segurança Pública e discute PEC

O perito criminal oficial, Márcio Godoy, ex-presidente do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT), é o único representante de Mato Grosso no Conselho Nacional de Segurança  Pública (Conasp) como conselheiro, segmento trabalhador. Seu desafio, além de debater questões nacionais, é incluir as demandas do estado nas discussões que poderão ser a base de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) na área de Segurança.

Márcio foi indicado para o Conselho pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) para o biênio 2014-2015. As reuniões ordinárias ocorrem a cada dois meses em Brasília. O último encontro acaba de ser realizado nos dias  09, 10 e 11 de fevereiro, onde os conselheiros discutiram o Relatório da  Comissão da Verdade e apreciaram e votaram pontos de pauta como como Armas de brinquedos e simulacros, PL 4471 (que determina o fim dos "Autos de Resistência"), violência contra as juventudes, diretrizes para uma possível PEC de Segurança Pública, análise da Política Nacional de Segurança Pública (2011/2014) e 2º Congresso Nacional de Segurança (Conseg).

"Estamos formatando a metodologia para a 2ª Conferência Nacional de Segurança, onde teremos oportunidade de debater e discutir com todos os operadores da segurança pública e a sociedade civil políticas públicas para a área", destacou Godoy.

O Conasp atua desde 1989 e, como  outros Conselhos, é um espaço institucional - de nível nacional - que visa participação popular e controle social por parte da população, aprovando e sugerindo aos gestores caminhos para melhoria das políticas públicas por meio de representantes de usuários e trabalhadores de cada segmentos, além dos representantes dos Governos. Clique aqui e saiba mais sobre o Conasp.

Autor: Assessoria de Imprensa do Sindpeco/MT
Data: 12/02/2015