Festa homenageia peritos de todas as turmas de Mato Grosso

A festa de confraternização promovida pelo Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) na última sexta-feira, 05 de dezembro, no Buffet Iracilda Botelho, formou, simbolicamente, 20 novos peritos, aprovados no concurso realizado em 2014. Mas a noite foi de alegria para todos os profissionais da carreira, que comemoraram os avanços dos últimos 30 anos, além do dia nacional dos peritos criminais.

Em 1986, os farmacêuticos bioquímicos Paulo Bastos e Maria Aurélia faziam parte da primeira turma de peritos de Mato Grosso. "Eram 4", lembra Bastos. "Depois entraram mais 5, ficamos em 9 e mais um em Rondonópolis". Antes disso, trabalhavam alguns peritos contratados.

Na festa, feita para 200 pessoas e ao som da banda matro-grossense Sound, eles relembram as dificuldades estruturais e afirmam que eles mesmos investiam na formação e tiravam do próprio bolso os recursos para comprar os materiais necessários ao trabalho. Sequer uma viatura para ir até as ocorrências; apenas um fusca sem identificação viabilizava o transporte.

Além dos avanços estruturais e pessoais, Bastos destaca a autonomia da Perícia, que em 1989 foi desvinculada da Polícia Civil e, com os trâmites do Projeto de Emenda Constitucional 325/2009, caminha para independência ainda maior. “Depois da Ditadura Militar, com a Constituição Federal de 1988, as coisas melhoraram para a Perícia”, comenta.

Ele acrescenta que os cursos de formação e intercâmbio entre os estados são muito importantes para os profissionais. Esses eventos foram mais frequentes entre 2002 e 2010.

"Nossa carreira é técnico científica, por isso precisa de suporte e investimento contínuo", afirma Maria Aurélia, que já foi diretora da Criminalística em mais de uma gestão. Sua primeira diretoria foi em 1990.

O deslocamento de peritos no estado, ainda com número insuficiente na época, isto é, a necessidade de expandir o número de profissionais em Mato Grosso foi um dos desafios que os profissionais tomaram para si desde o início, afirma a perita. Eles se organizaram como categoria já nos primeiros anos de atuação.

A jovem engenheira civil, Maíra Praeiro Carvalho, já encontrou uma Perícia mais estruturada. Pertencente a mais nova turma de peritos, ela se diz animada e pronta para encarar o trabalho, como um desafio. "Eu já conhecia a profissão, porque meu irmão é perito. Já acompanhamos alguns plantões e as expectativas são boas ", afirma. A atuação dos novos peritos terá início esta semana.

No discurso dos formandos, a também nova perita Marília Barbosa de Paula Matos, que deve atuar em Tangará da Serra, agradeceu a todos e falou sobre os primeiros contatos com a profissão. "Nós entramos animados, depois, na primeira semana, sentimos um certo desespero, mas estamos cientes da nossa responsabilidade e felizes".

O diretor da Politec, Rubens Okada e o ex presidente do Sindicato, Márcio Godoy, também disseram algumas palavras aos colegas, desejando boa sorte e agradecendo todos os profissionais que ingressaram na carreira nas turmas de 1987, 1995, 2001, 2003, 2010 e 2014. Também esteve presente o deputado federal Valtenir Pereira.

O presidente do Sindpeco, Alisson Trindade, relembrou rapidamente a trajetória que teve início há mais de 30 anos, com 4 profissionais. Hoje, são mais de 400 peritos criminais (contando os médicos e odonto legistas), distribuídos pelo estado em 16 pólos regionais. "Paulo Bastos e Maria Aurélia são exemplos para nós", disse o presidente, referindo-se às dificuldades e as vitórias que ajudaram a conquistar durante todos esses anos.

A noite foi curta para tantas histórias e comemorações. E os peritos têm, mesmo, o que comemorar. Mas têm, acima de tudo, a certeza de que a busca por avanços será contínua e infinita.

Autor: Luana Soutos/ Assessoria de Imprensa do SindpecoMT
Data: 10/12/2014