Peritos criminais comemoram seu dia nesta quinta-feira, 4 de dezembro

O dia 04 de dezembro, no Brasil, é dedicado aos profissionais da Perícia Criminal. Eles são responsáveis pela coleta e localização de todo material que poderá servir de prova na identificação de causa e autor de acidentes ou crimes diversos.

A data, dia 04 de dezembro, oficializada pela Lei Nº 11.654, de 15 de abril de 2008, foi escolhida por simbolizar o nascimento de um profissional que morreu enquanto realizava seu trabalho. Otalício de Souza Filho caiu de um precipício no interior de Minas Gerais, local de difícil acesso, e morreu de maneira idêntica às vítimas do acidente que foi designado a investigar.

O laudo pericial, resultado do trabalho do perito, é elaborado a partir do olhar científico do profissional - que pode ser formado e atuar em diversas áreas – e serve de base para decisões judiciais.

Por isso, além da capacidade intelectual, é imprescindível ao perito desenvolver suas funções com base na ética, pois seu trabalho pode modificar a vida das pessoas. Autocontrole emocional para aplicar o seu conhecimento em situações de crise, superar o desgaste físico e, por vezes, emocional, também são características fundamentais para a execução do trabalho pericial.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Alisson Trindade, afirma que a categoria tem dado passos importantes em âmbito estadual e nacional, mas que é sempre necessário investimento na área, pois a demanda cresce diariamente. “A Perícia Criminal deve estar em constante processo de capacitação, atualização de pessoal e também de material, porque a cada dia surgem tecnologias incríveis que podem elevar nosso trabalho, ou mesmo dificultar, caso seja utilizado na execução de um crime”, exemplifica.

Este ano, os profissionais serão homenageados em uma confraternização organizada pelo Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso, na próxima sexta-feira, dia 05 de dezembro.

Autor: Luana Soutos/ Assessoria de Imprensa do SindpecoMT
Data: 04/12/2014