Politec tem redução orçamentária de 86%; categoria teme sucateamento

O presidente do sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso, Alison Trindade, teme que com o orçamento para o próximo ano, em cerca de R$ 1,4 milhão, a Politec pare de funcionar em razão da falta de materiais básico de trabalho. Conforme o presidente da categoria, com este valor só será possível o funcionamento por dois meses. “Essa questão é gritante. Não vamos ter condições de comprar reagente, luva”, exemplifica Alison.

Toda essa revolta da categoria é em razão da diminuição dos repasses desde 2011. Isso porque o orçamento caiu mais de 86%. Há quatro anos a Politec trabalhava com R$ 11 milhões. Daí em diante, os repasses só foram diminuindo, visto que este ano chegou aos R$ 2,5 milhões e para o próximo ano a redução chega a em mais R$ 1,1 milhão, ficando em R$ 1,4 milhão. “Neste ano já tivemos dificuldade de trabalhar por falta de equipamentos”, salienta.

Diante dos problemas, Alison afirma que a categoria tenta sensibilizar os deputados para que votem emendas a fim de garantir mais recursos para a Politec. De acordo com levantamentos da categoria, o ideal era um orçamento de R$ 15 milhões, haja vista que o Governo chamou 170 novos profissionais entre peritos criminais e médicos legistas, aumentando, assim, o efetivo em quase 50%. “Vamos tentar chegar a um meio termo”, admite.

Questionado sobre os motivos da diminuição dos repasses, Alison afirma que não há razão. Ele acredita que o corte foi para destinar mais verba para as obras da Copa do Mundo, mas, como o montante foi reduzido também para 2015.

Trabalho da Politec

A Politec é responsável por todas as perícias no Estado que vão para desde acidentes de trânsito à assassinatos, abrangendo dessa forma medicina e odontologia legal, serviços de identificação cível e criminal, além de perícias auxiliares necessárias para proposições de ações públicas. As perícias são necessárias para apontar os responsáveis pelos crimes."Sem perito criminal não existe inocente nem culpado. Uma decisão de juiz, por exemplo, pode não dar punição por falta de provas", desabafa Alison.

A Politec tem sedes em Rondonópolis, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Água Boa, Sinop, Alto Floresta, Juara, Porto Alegre do Norte, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Tangará da Serra, Diamantino e Juína.

Autor: Site RD News
Data: 10/11/2014