Nova diretoria toma posse e reúne várias gerações de peritos

A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) reuniu os novos e antigos colegas da área no Hotel Holiday Inn nesta terça-feira, 06 de maio. Depois da assinatura da ata de posse, os profissionais foram presenteados com uma palestra sobre DVI, ministrada pelo perito da Polícia Federal Carlos Eduardo Palhares Machado.

Os discursos do ex-presidente por duas vezes do Sindpeco, Márcio Godoy, e do novo presidente, Alisson Trindade, marcaram a noite. Emocionado, Godoy lembrou a história de luta do Sindicato, que teve início com apenas 10 integrantes, em 1994 e afirmou que seu ciclo como representante da categoria se encerrou. Agradeceu a todos e, em especial, ao ex-secretário de Segurança de Mato Grosso, Célio Wilson, a quem creditou essencial apoio para estabelecimento da estrutura atual da perícia no estado e aprovação do PCCS da categoria. “Muitas ações foram realizadas e os novos colegas ainda têm muitos desafios para continuar demonstrando a importância do trabalho pericial e a valorização deste trabalho”, concluiu o perito, desejando força e persistência aos colegas.

Em seguida, a ata de posse foi assinada pela representante da diretoria, Ana Lepinski Romio, do conselho fiscal, Julio Antônio Rezende e do representante regional, Marcos Antônio Contel Secco, de Barra do Garças.

Alisson, por sua vez, agradeceu ao número expressivo de colegas que acreditaram na proposta da chapa, eleita com 72% do total de votos. “O processo eleitoral propiciou inúmeras discussões e trouxe à tona um enorme anseio da categoria, que é a busca por melhores condições estruturais e orçamentárias para a Politec”, disse em seu discurso, e acrescentou: “A diretoria que hoje toma posse está aberta para o entendimento. Respeitamos e apreciamos a pluralidade de idéias, mas entendemos que agora é muito importante um esforço conjunto, de todos, na busca das soluções dos problemas que a todos dizem respeito e na consolidação do nosso Sindicato. Espero e acredito que poderemos ter sucesso na conquista de um Sindicato mais unido, lutando sempre em defesa dos interesses dos sindicalizados, pois as vitórias são alcançadas somente após as batalhas”.

A persistência do Sindicato, durante a gestão do presidente Márcio Godoy foi ressaltada pelo diretor da Politec, Rubens Okada. “Nós sempre dialogamos muito, e no que eu pude ajudar eu ajudei. Quando não podia, eu dizia que não”.

Também discursaram parabenizando os presentes o advogado e ex-secretário de Administração de Mato Grosso, Francisco Faiad, o ex-vereador de Cuiabá, Lúdio Cabral, os representantes dos deputados estadual Wellington Fagundes e senador Jaime Campos, Vanderlei Bonoto e João Celestino da Costa Neto, respectivamente.

Em seguida, o perito da Polícia Federal Carlos Eduardo Palhares Machado, representante brasileiro no Grupo de Coordenação em DVI (Desaster Victim Identification) da Interpol (Polícia Internacional), falou sobre elementos que auxiliam a identificação de vítimas em casos de desastres de massa, metodologias da Interpol e a importância de manter a cena do crime (ou acidente) preservada, citando exemplos como o da Boate Kiss e do avião da Gol. “O termo ‘desastre’ não está diretamente relacionado a números. Ele está relacionado com a capacidade de atendimento da demanda, a resposta que a equipe de trabalho envolvida pode dar”, explicou o perito.

Por fim, o perito Reginaldo do Carmo explicou que a apresentação de Palhares está relacionada com o plano de DVI desenvolvido para o estado. “Todos os peritos vão fazer parte da equipe de DVI da Politec. Em caso de urgência, todos nós precisamos conhecer o plano para atuar”.

Autor: Luana Soutos / Assessora de Imprensa Sindpeco-MT
Data: 07/05/2014