Um relatório elaborado pelos peritos criminais do estado, servidores lotados na Coordenadoria de Criminalística Externa de Cuiabá (Plantão), foi encaminhado à Diretoria da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec/MT) esta semana, pontuando 24 problemas encontrados no prédio. O documento também será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).
Os problemas vão desde infiltrações, goteiras, áreas alagadas, mau cheiro, problemas nos banheiros, problemas de iluminação, ambiente que proporciona a proliferação de insetos e outros animais, até a falta de segurança do muro que separa a Politec do presídio do Carumbé, falta de ambientes adequados para refeição e estrutura para acolher os peritos plantonistas, entre outros.
Todos eles já foram registrados pelo Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) anteriormente. “Denunciamos, por diversas vezes, a estrutura precária em que tentamos desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível. Desta vez, formalizamos o material e levamos diretamente a diretoria da Politec, com fotografias e tudo, para tentar solucionar os problemas, porque a tendência é só piorar por causa das chuvas e devido ao tempo em que não houve manutenção. Além do desconforto, isso tudo oferece riscos aos trabalhadores”, disse o presidente do Sindpeco/MT, Márcio Godoy.
O presidente também falou que em outras unidades as condições não são diferentes.
Ainda não há resposta oficial da diretoria da Politec.