• SINDPECO - Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso
  • (65) 3622-1399
  • sindpeco@gmail.com









Tangará: Politec conta com apenas dois peritos para 13 municípios

Uma área composta por 13 municípios, com uma média de seis homicídios por mês e uma enormidade de ocorrências diárias de crimes contra o patrimônio, tráfico de entorpecentes, e acidentes de trânsito. Este é o cenário de atuação para dois peritos criminais que atuam na Polícia Técnica de Tangará da Serra.

A atual sede da Politec é uma casa alugada, localizada na Rua Benedito Pereira de Oliveira, a três quarteirões da Avenida Brasil. O local não dispõe de dependências apropriadas para a criminalística, nem espaço para recepção das pessoas que buscam os serviços de identificação realizados pelo órgão. O arquivo de evidências, o almoxarifado e as salas de confecção de laudos funcionam em espaços improvisados. Não há laboratórios.

Se a estrutura física preocupa pelo improviso e falta de espaço adequado, as condições de trabalho dos agentes da Politec torna a situação dramática. Com um dos três peritos em licença, restam dois agentes que atuam em regime de plantão durante 15 dias corridos, cada. “A situação já está mais que precária, está desumana”, observa o gerente de criminalística Elesbom Vitor da Silva Neto.

A situação se agravou esta semana, quando a Politec teve de realizar levantamentos num acidente aéreo ocorrido na região de Alto Paraguai na quarta-feira pela manhã, e, à noite, num homicídio na Gleba Pecuama.

QUADRO - Elesbom afirma que há esperanças de nomeação ainda em 2014, via concurso, de mais nove peritos criminais para atuar no quadro da Politec de Tangará da Serra. Segundo informações do governo do Estado, ainda este ano deverão tomar posse três novos médicos legistas e sete peritos, com mais duas nomeações programadas para 2015. (AE)  http://www.radiopioneira.com.br/index.php/new/18761/tangara:-politec-conta-com-apenas-dois-peritos-para-13-municipios

Autor: Site Rádio Pioneira
Data: 24/02/2014