• SINDPECO - Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso
  • (65) 3622-1399
  • sindpeco@gmail.com









Peritos criminais paralisam as atividades nesta quarta-feira (04) - Primavera do Leste/MT

Mais uma categoria decidiu paralisar as atividades no estado de Mato Grosso em busca de chamar a atenção do governador Silval Barbosa (PMDB). Peritos criminais de todo estado marcaram para hoje a paralisação de todas as atividades. A data foi escolhida como um gesto simbólico, pois é reconhecida como o Dia Nacional do Perito Criminal.

Em vez de “comemorar”, os peritos querem utilizar a data para chamar mais uma vez a atenção do Governo e da sociedade para os fatores que dificultam o trabalho, como estrutura precária, falta de equipamentos, redução do orçamento em 2014 para a área de Segurança Pública, o não pagamento da insalubridade e reajuste salarial.

“Nós recebíamos a insalubridade até 2000, quando o Governo decidiu pagar o chamado subsídio, que engloba vários adicionais, inclusive a insalubridade. Mas por lei a insalubridade é um caso a parte”, explica o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Márcio Godoy.

Ele lembra que as atividades da Perícia são altamente insalubres, pois os profissionais se expõem a perigos diversos, como contato com alta tensão, além de sangue e outros materiais biológicos e químicos. “Nosso trabalho é altamente complexo, pois é a partir do laudo pericial que se pode incriminar ou absolver acusados”. O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco), Márcio Godoy, afirma que a categoria tenta dialogar com o governador há cerca de dois anos, mas sem sucesso.

A previsão de orçamento é outro ponto questionado pelos servidores. Em 2013, o valor destinado à Politec foi de cerca de R$ 5 milhões. Segundo Godoy, em 2014, o orçamento será reduzido pela metade.

De acordo com sindicato em Primavera do Leste as atividades também serão paralisadas, hoje no município apenas 03 peritos criminais que além das ocorrências de Primavera do Leste atendem as cidades de Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte, Campo Verde, Planalto da Serra, Nova Brasilândia; e a área rural de General Carneiro, Poxoréu e Dom Aquino.

A falta de peritos oficiais é um problema que atinge todo o estado de Mato Grosso. Atualmente, são cerca de 135 peritos em todo estado, incluindo nesse número os gestores que não saem às ruas.

Ainda não há informações de como os peritos irão proceder em caso de acidentes com vítima fatal e homicídios.

O sindicato deve informar ainda na manhã de hoje (4), como os profissionais deverão proceder em relação a esses casos.

A paralisação está marcada para esta quarta-feira, porém, não estão descartadas a possibilidades de greve por tempo indeterminado. 

Autor: Clique F5 - Primavera do Leste/MT
Data: 04/12/2013