Presidente do Sindpeco/MT visita Coordenadoria de Criminalística de Sinop

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Márcio Godoy, visitou a Coordenadoria de Criminalística do município de Sinop nos dias 15 e 16 de agosto, para conhecer a estrutura do local e verificar as condições de trabalho dos profissionais lotados na unidade.

Nove peritos criminais se dividem para atender o município e toda a região ao redor, em um raio de aproximadamente 300 km.

Segundo Godoy, o prédio em que trabalham os peritos têm uma estrutura bastante precária, e não apresenta segurança nenhuma aos profissionais. Além disso, falta até mesmo espaço para guardar objetos de cenas de crimes e salas para realizar perícias internas. O local que utilizam para fazer disparo de arma de fogo em exames de eficiência é um espaço aberto, ao contrário do que é indicado.

Godoy apontou, ainda, problemas com relação a carga horária dos peritos, entre outras coisas. “Eles vêm trabalhando acima da carga horária, que é de 44h semanais. São os próprios peritos que dirigem as viaturas. A situação é muito precária, faltam condições de trabalho e ainda, muitas vezes, eles terminam sendo responsabilizados injustamente”.

O perito acrescenta que em outras unidades de Criminalística do interior do estado a situação é semelhante ou ainda pior. Novas visitas devem ser feitas ainda este ano para verificar essas condições.

Autor: Márcio Godoy - Presidente Sindpeco
Data: 23/08/2013