O expediente da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retorna para 40h a partir do dia 1º de agosto.
Atualmente, os órgãos funcionam das 13h às 19h e passarão a atender das 08h às 18h, com o intervalo de 2h de almoço. O primeiro órgão que voltou a trabalhar em período integral foi a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em março.
A previsão é que todos os demais órgãos públicos voltem a funcionar em horário comercial até dezembro deste ano.
A redução do expediente foi motivada pelas obras para a Copa do Mundo de 2014, que interditaram parte da avenida Historiador Rubens de Mendonça, que dá acesso ao Centro Político Administrativo (CPA).
Quando o governo tomou a decisão, levou em consideração um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O documento previa que 60% das construções estariam prontas até julho.
Dessa forma, o governo fez um cronograma, no qual definia a retomada do expediente para este mês.
Atualmente, as empresas cumpriram 40% das obras, mas mesmo assim, a gestão manteve o cronograma e anunciou a volta do expediente normal.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração (SAD), os trabalhos podem voltar a ser cumpridos em 6 horas, porém isso vai depender de um novo estudo do governo.
Decisão - A decisão foi publicada no decreto nº1869, de 22 de julho de 2013, no Diário Oficial. Órgãos como a SAD e a Procuradoria Geral do Estado devem retornar no próximo mês. (ND)