Governo vai lançar concurso para 1,2 mil vagas, assegura Bustamante Secretário de Estado de Segurança Pública afirma que edital do concurso deve sair em julho deste ano

Com previsão de pouco mais de R$ 1 bilhão para o orçamento de 2013 a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deve anunciar nos próximos meses mais um concurso para todos os setores da pasta – Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec.

Alexandre Bustamente, atual secretário da pasta, explica que a conversa inicial com o governador Silva Barbosa é garantir 1,2 mil vagas para o setor. “Se perguntar quanto eu quero, quero cinco mil. Mas estou tentando dobrar o número de vagas (para 2,5 mil) e se isso acontecer eu sou um homem feliz, vai ser o mesmo que ganhar na loteria”, brinca Bustamante.

O edital do concurso está previsto para ser lançado em julho deste ano, e como certame na segurança pública envolve capacitação, o resultado e nomeação, pode durar 12 meses a espera dos aprovados para assumirem os cargos.E o planejamento é transferir os policiais do interior, com mais experiência, para a Região Metropolitana de Cuiabá. A previsão é que todo o efeito esteja pronto para assumir, depois de um ano de curso preparatório.

Os novos policiais vai amenizar a situação do efeito de policiais militares distribuídos nas cidades. Bustamente ainda não sabe quantas vagas devem abrir para a PM, mas reconhece que a pressão por policiais no interior é muito grande.

“Todo o prefeito que vem, todo GGI (Gabinete de Gestão Integrado) que participo, quer policial e eu não tenho como tirar, policial não dá em árvore. Hoje, existem sete mil policiais para os 141 municípios de Mato Grosso.”

FALTA DE RECURSOS

Muitos secretários vivem com o pires na mão em busca de mais verba, e não seria diferente para a Segurança Pública. Em entrevista ao HiperNotícias, o atual secretário que trabalhou junto com o antecessor, o delegado da Polícia Federal, Diógenes Curado, disse que sua atuação na frente da pasta vai ser, majoritariamente, operacional - “a ponta deve ter prioridade em cima do meio”.

Ele quer valorizar os policiais de rua. O efetivo atual das forças se aproxima de quase 10 mil entre Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Técnico-Científica (Politec).

Bustamante participou da transição do governo de Blairo Maggi e está nos quatro anos de atuação de Silval Barbosa. Afirma que nesta gestão a diferença é o nível de integração de todas as áreas da segurança pública.

GREVE NO JUDICIÁRIO

No dia 5 de abril deste ano, os agentes penitenciários deflagraram greve por tempo indeterminado.

A pasta que responde pela categoria,a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejud), foi desmembrada no início da gestão de Silval Barbosa e sofre com a paralisação dos servidores.

Entre as exigências da categoria para voltar ao trabalho, é a convocação emergencial dos 450 classificados, o governo fala em chamar 350.

Atualmente, existem 2.230 mil servidores no sistema penitenciário de Mato Grosso para atender 65 unidades.

O presidente do sindicato da categoria, João Batista Pereira informou á reportagem que os primeiros resultados na greve já são sentidos por dois incidentes.

O primeiro ocorreu nesta quarta na cadeia feminina de Rondonópolis em que as detentas fizeram um motim. O outro episódio foi a depredação da cadeia por parte dos presidiários em Mirassol D’Oeste.

João Batista disse que há 10 itens na pauta de reivindicação e que até o momento o governo não abriu diálogo.

Autor: Hiper notícias
Data: 12/04/2013