• SINDPECO - Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso
  • (65) 3622-1399
  • sindpeco@gmail.com









Servidores terão progressão na carreira de acordo com produtividade

O Governo de Mato Grosso deve buscar mais um novo caminho para valorização do funcionalismo público: o desenvolvimento do sistema de produtividade, a partir de novos critérios de avaliação, visando a progressão funcional. O anúncio foi feito na última semana pelo secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, durante o Fórum Nacional de Secretários de Administração, o Consad, em Natal (RN). Faiad lembrou que o objetivo é fazer com que o servidor possa crescer na carreira de forma mais efetiva e, ao mesmo tempo, avançar na melhoria do atendimento das demandas da sociedade, como a “meta de Estado”.



“É preciso estimular o servidor, dar a ele a oportunidade de fazer um pouco além de suas atribuições pela sociedade. E a melhor forma de se fazer isso é com a efetiva implantação do mérito, que também é justo, ao meu ver”, disse o secretário, ao acrescentar que está muito claro que não se pode usar apenas e tão somente o tempo de serviço e a graduação acadêmica como sistemas de progressão. “É preciso seguir no desenvolvimento de outras variantes que visem, acima de tudo, o interesse público”, frisou.



O assunto será debatido internamente com os técnicos da SAD e com o conjunto do funcionalismo, além de outras áreas do Governo. “Vamos investir nessa linha. Certamente com as experiências que existem possamos compatibilizar as diversas realidades e mais uma vez, a exemplo de outras áreas, pontuar nesse aspectos da política de recursos humanos e da própria política de gestão administrativa”, completou.



Outros temas de relevância foram discutidos como a questão previdenciária e também modelos de atendimento à saúde do servidor público. Também se tratou dos investimentos na Escola de Governo, um dos pontos estabelecidos como prioridade pelo secretário de Administração de Mato Grosso. “Investir e capacitar o servidor significa, acima de tudo, investir no melhor funcionamento do Estado. É isso que nós desejamos”, disse.



O desenvolvimento de diversas ações em busca da modernidade administrativa no Basil foram comparadas também com experiências dos Estados Unidos e do Canadá, relatadas a partir de uma missão internacional do Consad. “Ficou evidenciado que há grandes desafios na maquina pública aqui e nos chamados países de primeiro mundo. Estamos no caminho certo para avançar mais nessas questões, com o aprimoramento da mão de obra e, fundamentalmente, fazendo justiça com quem realmente trabalha”, destacou o secretário.



Outro aspecto que ficou evidenciado a partir das explanações ocorridas nos dois dias de debates é que o Governo de Mato Grosso, apesar dos avanços, tem vários aspectos em que precisa se desenvolver. Especialmente no campo da tecnologia da informação. “E o que é mais importante. São situações, gargalos que ocorrem atualmente dentro da burocracia da maquina pública que podem ser perfeitamente derrubadas, com uma maquina moderna e ágil, sem deixar de lado os aspectos da gestão e fiscalização do dinheiro público”, comentou. 

Autor: O Documento
Data: 04/03/2013