Curado deixa a Secretaria de Segurança

O governo do Estado confirmou ontem à noite, oficialmente, a exoneração do secretário de Segurança Pública Diógenes Curado. Em seu lugar, assume o adjunto Alexandre Bustamente.

Informações do Palácio Alencastro ontem à noite indicavam que a saída já vinha sendo conversada com o governador Silval Barbosa há alguns dias e que foi consensual. Em Brasília para cumprir agenda oficial, o governador não se pronunciou sobre o tema.

Curado está no staff estadual desde o governo Blairo Maggi. Ele assumiu a Pasta em março de 2008, substituindo Carlos Brito.

Curado chegou ao governo de Mato Grosso após ficar nacionalmente conhecido como o delegado da PF que investigou o “escândalo dos aloprados”, como ficou conhecido o caso da tentativa de negociação de um dossiê antitucano na eleição de 2006. O episódio, ocorrido em Cuiabá, ganhou grande repercussão e levou a eleição presidencial daquele ano para o segundo turno.

Curado tem 53 anos, está em Mato Grosso desde 1986, para onde veio como agente da Polícia Federal. Em 2004, ele passou em outro concurso e começou a exercer o cargo de delegado, coordenando o Núcleo de Repressão a Entorpecentes. Em seguida, foi designado para o Núcleo de Combate ao Crime Organizado.

O novo secretário, Alexandre Bustamente, chegou ao governo junto com Curado, também vindo da PF. Sua assunção significa que pouca mudança haverá na condução das políticas de segurança do governo.

Autor: Site Diário de Cuiabá
Data: 07/02/2013