Peritos criminais participam da Corrida de Reis neste domingo

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes e o cuidado com a saúde, o Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do Estado de Mato Grosso (Sindpeco/MT) organizou, dentro da agenda de atividades para comemorar o Dia Nacional dos Peritos – comemorado em 4 de dezembro -, a inscrição para que os profissionais filiados participem da Corrida de Reis, que será realizada no próximo domingo, 6 de janeiro.

Vinte e um profissionais vão fazer parte do grupo, que corre pela segunda vez. Mas pelo menos um dos participantes já é veterano na prova, o perito João Anache. “Eu corro por diversos motivos. Pela diversão, pelo desafio, porque a profissão exige um preparo físico grande; muitas vezes nós temos que fazer a perícia em locais de difícil acesso, subir montanhas, fazer longos trechos por terra e pegar helicóptero em uma mesma perícia. Além disso por causa do estresse de ter contato com situações bem difíceis diariamente, correr pode ajudar a relaxar”.

Para o presidente do Sindpeco/MT, Márcio Godoy, a atividade proporciona ainda mais do que o cuidado com o corpo. “Essa é também uma maneira de interação dos peritos entre si e com a sociedade, pois o nosso trabalho é totalmente voltado para o cidadão”, afirma.

Os peritos trabalham com pesquisas em laboratórios, mas também na rua, com a população, quando ocorrem determinados crimes em que é solicitada a presença de um profissional da área. “Todo contato com a sociedade, com as pessoas, é importante para o perito, porque nós trabalhamos em situações em que os envolvidos, muitas vezes, estão fragilizados e nós temos que saber lidar com isso. Então, é interessante ter o contato ampliado em atividades que não envolvam somente o trabalho”.

Godoy também já participou da corrida anteriormente e deve correr mais uma vez neste domingo. E se depender da diretoria do Sindpeco/MT, os incentivos a atividades como esta só devem aumentar. “Nós estamos empolgados. Nossa campanha de doação de sangue este ano foi um sucesso e os colegas gostaram bastante da idéia de correr. Nossa intenção é incentivar cada vez mais atividades que façam bem para a categoria e também para a população”, conclui o presidente.

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 04/01/2013