Sessão destaca a importância dos peritos criminais na busca pela Justiça

A importância do perito criminal e a necessidade de realização de um concurso público para atender a demanda do estado de Mato Grosso deram o tom dos discursos realizados durante a Sessão Solene que lembrou o Dia Nacional do Perito Criminal, realizada pela Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (03) à noite. Requerida pelo primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR), a solenidade homenageou a categoria e também algumas pessoas que contribuíram para o seu fortalecimento.

“Esse é um momento muito especial. É um dia em que buscamos refletir e levar ao conhecimento da sociedade o trabalho realizado pelo perito criminal, que poucos conhecem mas que requer preparo físico, disposição, capacidade intelectual, trabalho técnico científico para fazer o laudo que é considerado a “mãe” de todas as provas. Também aproveitamos para lembrar às autoridades as nossas necessidades, a exemplo do concurso para preencher as vagas (100) que já estão no lotacionograma”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais de Mato Grosso (SINDPECO), Márcio Côrrea Godoy.

O dirigente sindical explicou que com a incorporação de novos peritos através de um concurso será possível atender algumas áreas que ainda não são atendidas, a exemplo das perícias balística e ambiental, e também atender alguns polos que não contam com peritos, como é o caso do polo Juína, que é atendido pelo polo de Tangará da Serra, distante 500 km.

Conforme explicou o diretor feral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada, além de aumentar o efetivo, é preciso investir cada vez mais em qualificação para que a qualidade do trabalho seja mantida. “A capacitação tem que ser contínua porque os crimes e as formas de análise se modificam a todo momento”, disse ao observar que em 2012 dos 723 servidores, 353 receberam capacitação técnica. “Nossos peritos não ficam atrás de nenhum estado, prova disso é que com frequência somos chamados pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para ministrar palestras, o que nos enche de orgulho”, completou.

O deputado Mauro Savi, depois de parabenizar os peritos criminais pela passagem do seu dia e homenageá-los com a entrega de uma Moção de Congratulação, assegurou à categoria que, juntamente com o deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM), também presente na Sessão Solene, vai agendar uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), para discutir a situação da categoria no Estado.

“A homenagem é uma maneira de reconhecer a importância da perícia criminal, exercida por profissionais empenhados em desvendar crimes. É um trabalho que leva dias, meses e até anos dependendo da situação, mas que contribui para que a justiça seja feita”, considerou Savi.

Durante a Sessão Solene, o Sindpeco homenageou algumas pessoas que, em algum momento, contribuíram com a categoria. Foram agraciados, além do deputado Mauro Savi, perito criminal Lino Leite, a desembargadora Maria Erotides Kneip, o promotor Célio Wilson, o delegado Antônio Carlos Araújo, o capitão da Polícia Militar Fabiano Pessoa, a ex-senadora Serys Marly Slhessarenko, e a equipe do Programa Comando Geral da RedeTV.

Falando em nome dos homenageados, a desembargadora Maria Erotides arrancou aplausos emocionados dos presentes. “Nunca estive aqui nessa tribuna antes, é uma honra estar aqui, de onde saem as leis que eu ajudo a cumprir. Quero dizer que graças a Deus que existem vocês, peritos criminais. Não existe nada melhor do que fazer uma sentença lendo uma perícia de cabo a rabo, ouvindo os peritos. Eu tenho quase 30 anos de magistratura e ainda quero fazer justiça e preciso de vocês para fazer isso”, afirmou.

Para Maria Erotides, a perícia criminal é fundamental na elucidação dos crimes. “É o perito que faz a engenharia do caso. A cena do crime, qualquer que seja ela, relata uma história, mas é o perito que lê essa história e é isso que nos dá segurança para a gente chegar à verdade. A perícia hoje é fundamental em todos os tipos de crimes”, completou.

DIA NACIONAL DO PERITO CRIMINAL - O Dia Nacional do Perito Criminal foi uma homenagem ao patrono desses profissionais, Otacílio de Souza Filho, que morreu tragicamente no dia 04 de dezembro de 1.976. Nesse dia, Otacílio periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, quando sofreu uma queda de um precipício, no interior do Estado de Minas Gerais (MG). A oficialização da data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, e passou a fazer parte do Estatuto da classe. Esse exemplo é apenas um de muitos casos que ocorrem no decorrer do trabalho desses profissionais, que são peças importantes no contexto investigativo. No calendário oficial brasileiro, o dia foi instituído pela Lei nº 11.654/08.

Autor: O Documento
Data: 10/12/2012