Comemorações do Dia Nacional dos Peritos Criminais são um sucesso em Mato Grosso

Os peritos criminais de Mato Grosso comemoraram, nos dias 03 e 04 de janeiro, o Dia Nacional dos Peritos Criminais, reconhecido oficialmente no dia 04. Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do estado no primeiro dia de comemoração, os profissionais homenagearam e foram homenageados. No segundo dia, conseguiram arrecadar 26 bolsas de sangue em campanha de doação realizada junto ao MT-Hemocentro, na sede da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).

“Estamos bastante satisfeitos com o resultado das comemorações, porque nós não só confraternizamos com a categoria, mas também conseguimos dar maior visão à sociedade do nosso trabalho, conseguimos demonstrar com a campanha de doação de sangue que nós nos preocupamos com a vida, assim como também conseguimos dialogar com o poder público sobre as nossas demandas”, disse o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado (Sindpeco/MT), Márcio Godoy, que organizou as atividades.

Durante a sessão solene convocada pelo deputado estadual Mauro Savi, as falas de convidados emocionaram os peritos. Em um breve discurso, a desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak demonstrou profundo respeito aos profissionais, que a aplaudiram em pé, admirados. “É uma honra receber essa homenagem, mesmo sem merecermos, porque nós só estamos fazendo o nosso trabalho [...] Eu tenho quase 30 anos de magistrado e ainda quero fazer justiça e, para isso, eu preciso dos senhores”.

A desembargadora foi uma das pessoas homenageadas pelos peritos, em agradecimento ao trabalho realizado em defesa da categoria. Também foram homenageados:

“É uma honra conduzir esta sessão solene. Quero afirmar que o meu gabinete está de portas abertas à categoria, e já me comprometo a trabalhar para a destinação de recursos das emendas para a realização do concurso público para peritos no estado” afirmou o deputado Mauro Savi.

No dia 04, peritos, técnicos, pessoal da limpeza e até os seguranças da Politec contribuíram para a coleta de 26 bolsas, que poderão salvar a vida de cerca de 76 pessoas que precisarem de algum componente sanguíneo. Cada bolsa de sangue pode ajudar até três pessoas. “Essa foi a primeira vez que eu doei sangue. Achei bem tranquilo e pretendo doar mais vezes a partir de agora”, disse o perito Túlio de Assis Biancardini.

Segundo a equipe do MT – Hemocentro, a média de doações por dia é de 20 bolsas. Ou seja, em apenas uma tarde, a campanha na Politec superou a média diária de doações.

“A campanha foi uma ideia maravilhosa e nós pretendemos fazê-la outras vezes. Mas nós ainda não concluímos nossas atividades. Fizemos a campanha, a festa de confraternização e no dia 06 de janeiro nós ainda vamos participar da Corrida de Reis”, concluiu Godoy.

Autor: Assessoria de Imprensa / SINDPECO
Data: 07/12/2012