Peritos fazem campanha de doação de sangue

O Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do Estado de Mato Grosso (SINDPECO), em parceria com o Hemocentro, promove nesta terça-feira dia 04 o Dia do Nacional do Perito Criminal, uma campanha com o objetivo de incentivar os servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica - Politec e dos órgãos públicos próximo a instituição a doar sangue.

O evento acontece no Complexo da POLITEC, na av. Gonçalo Antunes de Barros, Bairro Carumbé, Cuiabá-MT. O ônibus do Hemocentro vai receber os doadores das 13h às 17h30.

“No dia 04 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Perito Criminal e iremos comemorar essa data doando sangue”, disse Márcio Corrêa Godoy presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Mato Grosso “Vamos fazer nosso dever de cidadão, ajudar a salvar vidas”, disse Godoy.

"O Hemocentro necessita de todos os tipos de sangue. O tipo 'O' negativo é o doador universal, porém, necessitamos também de outros tipos de sangue, o que acaba suprindo as necessidades da unidade nas buscas de novos doadores”, ressaltou Eliana Rabani, diretora-geral do MT Hemocentro. Ela destacou que os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes, já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Eliana explicou ainda que a conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente e atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Doador

O MT Hemocentro alertou que o doador deve ter aspecto saudável além de realizar a declaração de bem-estar geral. Desta forma, para doar sangue, as pessoas têm que ter no mínimo entre 18 anos completos e 68 anos. Porém podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. O doador também deve ter um peso mínimo de 50 quilos.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, além de usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 30/11/2012