Rodrigo Pimentel explica números da violência no Nordeste do Brasil

Os números da violência preocupam também no Nordeste. Justamente nas capitais foi onde a violência mais aumentou nos últimos anos. A capital mais violenta é Maceió, uma cidade onde há 12 anos a violência aumenta. Nesse ano teve uma queda de 17%, o que é um bom sinal para a cidade. Maceió recebeu o programa “Brasil mais seguro”, que é uma gestão integrada do Governo Federal, da prefeitura de Maceió e do estado de Alagoas. Essa gestão entendeu que esclarecer homicídios seria importante para reduzir a violência na cidade.

“A Polícia Judiciária vai ao local do crime e começa a investigação. A chance de chegar ao autor é muito alta. Nós temos pegado vários homicidas por causa disso, o que faz diminuir a criminalidade. Nós também melhoramos a perícia, que é fundamental para que tenhamos um inquérito mais robustecido e possamos alcançar o criminoso”, explica Dário Cesar Cavalcante, secretário de Defesa Social de Alagoas.

Salvador é a capital onde, nos últimos 10 anos, os homicídios mais cresceram no Brasil. Nos últimos meses, o aumento da violência na Bahia, principalmente na capital, está terrível. Há 10 anos, a capital era uma das mais seguras do país, com dois homicídios para cada 100 mil habitantes. Hoje a taxa chega em 55 homicídios para 100 mil habitantes. No entanto, apesar do crescimento de 12,5% só no ano de 2012, pela primeira vez esse ano houve uma queda expressiva na Região Metropolitana e uma queda pequena na capital.

O secretário de Segurança Pública afirmou que as 11 bases comunitárias implantadas geraram uma pequena queda. “A questão do tráfico de drogas, infelizmente, foi um problema que assolou todos os estados brasileiros, principalmente os do Nordeste. O que estamos fazendo é a adoção de uma política de segurança pública que visa a reconstrução do nosso sistema de segurança, com entrega de novos equipamentos, construção e reforma de unidades, contratação de servidores e investimento e inteligência. Fizemos R$ 20 milhões de investimento e criamos um Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, além das bases de segurança em áreas críticas para oferecer o policiamento preventivo que se antecipe às ações do narcotráfico”, afirma Maurício Barbosa.

O importante neste momento é a transparência, oferecer para a população os dados verdadeiros, concretos e analisados, e o estado da Bahia apresenta diariamente os números da violência. Se ele oferece é porque há disposição para enfrentar o problema. Lembrando que a queda é pequena, mas é uma queda. Se ela se repetir mês que vem, é uma tendência que pode ser seguida. É um bom sinal.

O comentarista pegou como exemplo as capitais Maceió e Salvador, que tiveram aumento da violência nos últimos anos e queda no último mês.

Autor: Bom dia Brasil - O Globo
Data: 30/11/2012