Orientação da Perícia Técnica dá mais segurança para 2º turno em Cuiabá

Orientação visual e de tato são os dois principais eixos dos trabalhos feitos por profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) até esta sexta-feira (26.10), na Casa da Democracia e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com a participação de aproximadamente dois mil convocados.

O trabalho é voltado aos presidentes de mesa e coordenadores convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atuarem nas zonas eleitorais, com o propósito de oferecer maior segurança durante o segundo turno em Cuiabá, no que se refere aos documentos de identificação apresentados no momento da votação.

Conforme o perito oficial criminal Márcio Godoy, a partir das informações recebidas durante os trabalhos, os convocados terão maior condição de identificar possíveis documentos falsos no dia da eleição, domingo (28.10). No caso de suspeita concretizada, os convocados são orientados também a acionar a equipe da Politec que ficará de plantão no dia 28.

“É bastante comum encontrarmos nos documentos falsos, falhas na fotografia e a inexistência da marca d'água e calcografia, que é aquela impressão em alto relevo que consta em documentos como a Carteira de Habilitação, a CNH, e no Registro de Identidade, o RG”, explicou a perita oficial Daniella Abreu Lima.

Para comprovar a autenticidade do documento, o perito, se for acionado, deslocará até o local onde ocorreu a situação, munido de equipamentos técnicos como lupa e VSC 5000, que possui uma alta potência de aumento visual, luz com filtro e luz ultravioleta (UV). “Esse aparelho é capaz de detectar qualquer tipo de falsificação”, informou Daniella.

De acordo com Godoy, durante os trabalhos, os convocados também recebem orientações sobre questionamentos que devem ser feitos aos eleitores referentes às informações que constam no documento apresentado pelo eleitor, como filiação, data de nascimento, dentre outras.

Para a juíza da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, esse processo é resultado de uma ação conjunta e de caráter preventivo realizado entre o TRE e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Politec.

“É uma precaução que as instituições envolvidas no processo estão fazendo para garantir um pleito democrático e tranquilo, cuja população merece”, considerou a juíza.

Autor: Secom
Data: 26/10/2012