Peritos vão garantir segurança e evitar falsificações de documentos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irá disponibilizar peritos nesta eleição do segundo turno, em 28 de outubro, para garantir que não haja tentativa de fraude com documentos falsificados, a exemplo dos documentos descartados no município de Várzea Grande.

Conforme o presidente do TRE de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, peritos da Polícia Civil e Militar estarão a postos para apurar ocorrências de possíveis fraudes. Além disso, o treinamento com mesários envolverá os peritos que irão explicar falsificações mais comuns como tipo de letra e impressão.

Com a disponibilidade dos peritos e dos mesários para identificar os documentos originais, o presidente atenta para o fato de que os eleitores precisarão ter paciência, já que a votação será mais demorada.

O presidente demonstra que a urna biométrica é a melhor opção para coibir as fraudes com documentos nas eleições. “Além da identificação pela impressão digital, haverá a foto do eleitor, o que facilita a identificação do mesmo pelos mesários”.

Segundo Rui Ramos, os juízes estarão comunicando os eleitores sobre a demora para votação e o plantão dos peritos em movimento pela cidade. “Iremos estabelecer os critérios para cobrir as áreas de ocorrência”, concluiu.

Autor: Folha do Estado
Data: 24/10/2012