Avaliação do IV Seminário de DNA e Laboratório Forense – diretor do Sindpeco, Reginaldo Rossi do Carmo, fala dos pontos positivos do evento.

O IV Seminário de DNA e Laboratório Forense realizado em Cuiabá terminou no dia 11 de maio, mas várias impressões ficaram. O evento científico que reuniu mais de 200 participantes, de diversas regiões do Brasil e de outros países (Luanda, EUA, Uruguai e Portugal) tem seus pontos positivos apontados pelos participantes.

O diretor metropolitano de Laboratório Forense e também um dos palestrantes, Reginaldo Rossi do Carmo, deu sua contribuição avaliando o evento. Lotado no Laboratório Forense de Cuiabá, Carmo lembra que o Seminário teve, no dia anterior a sua abertura oficial, um treinamento “pré-evento”, realizado na Politec.

“Tivemos a oportunidade de conhecer um novo equipamento de extração de DNA de amostras forense, através dele vimos as vantagens e possibilidades de automação do processo de extração. Tivemos também a oportunidade de apresentar a estrutura da Diretoria de Laboratório Forense [local]”, disse.

Entre os pontos positivos, ele destaca a representatividade dos participantes, dentro do cenário nacional e internacional, devido as participações de brasileiros e não-brasileiros. Nesse sentido, completa que houve “qualidade das apresentações, pois tivemos aqui nomes conhecidos dentro do cenário internacional”.

Ele também elogia a apresentação da cultura regional na abertura do evento “Isso deu a tônica do que seria o evento”, afirma.

Um outro ponto positivo seria  a oportunidade dos peritos que estão desenvolvendo pesquisas dentro dos seus laboratórios pudessem apresentar os seus resultados. Segundo ele, isso ficou comprovado pela quantidade de profissionais que ali apresentaram trabalhos pela primeira vez dentro de um Seminário Nacional. Foram mais de 20 exposições em três dias de evento.

Quando a organização do evento, o perito afirma que recepcionar os convidados no aeroporto e na visita à estrutura da POLITEC foram essenciais. “No meu ponto de vista, este foi o ponto forte, pois fez com que os participantes se sentissem melhor acolhidos”. Além disso, a divulgação antecipada de todo o evento social e indicação impressa de todos os pontos de apoios, tais como shoppings, restaurantes e bares também foram, para ele, pontos positivo.

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 04/06/2012